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3DO

3DO: O Visionário Console Multimídia dos Anos 90

Informações Básicas

  • Fabricante: Panasonic
  • Ano de Lançamento: 1993
  • Unidades Vendidas: Aproximadamente 2 milhões
  • Geração: 5ª Geração
  • Tipo: Console de Videogame

Introdução

O 3DO Interactive Multiplayer, comumente conhecido como 3DO, foi um console de videogame lançado em 1993 pela The 3DO Company. Criado com a visão de ser um dispositivo multimídia revolucionário, o 3DO teve um impacto significativo no mercado de videogames da época, apesar de suas vendas modestas.

História e Desenvolvimento

Criação e Conceito

O 3DO foi concebido por Trip Hawkins, fundador da Electronic Arts, com o objetivo de criar uma plataforma de jogos de última geração que também funcionasse como um dispositivo multimídia. O console foi projetado para ser fabricado e comercializado por várias empresas, incluindo Panasonic, Sanyo e GoldStar (agora LG), em vez de ser produzido por um único fabricante.

Lançamento

O 3DO foi lançado nos Estados Unidos em outubro de 1993 com um preço inicial de $699, o que era significativamente mais alto do que outros consoles da época. Apesar das críticas positivas em relação ao seu poder gráfico e capacidade multimídia, o alto preço foi um grande obstáculo para sua adoção em massa.

Especificações Técnicas

  • Processador: 32-bit RISC CPU (ARM60 a 12,5 MHz)
  • Memória: 2 MB de RAM
  • Gráficos: 1 MB de VRAM, capacidade de exibir 16,7 milhões de cores
  • Som: 16-bit estéreo, 44,1 kHz
  • Armazenamento: CDs
  • Resolução de Vídeo: 640 x 480 pixels

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

O 3DO teve uma biblioteca de aproximadamente 200 jogos lançados oficialmente.

Dez Jogos Mais Vendidos

  1. Gex (1.000.000 cópias)
  2. Need for Speed (750.000 cópias)
  3. Road Rash (700.000 cópias)
  4. Star Control II (600.000 cópias)
  5. Alone in the Dark (500.000 cópias)
  6. Shockwave (400.000 cópias)
  7. Return Fire (350.000 cópias)
  8. Wing Commander III: Heart of the Tiger (300.000 cópias)
  9. Demolition Man (250.000 cópias)
  10. Super Street Fighter II Turbo (200.000 cópias)

Jogabilidade

A experiência de jogo no 3DO era elogiada por seus gráficos avançados e som de alta qualidade. Os jogos eram distribuídos em CDs, o que permitia mais armazenamento e melhor qualidade de áudio e vídeo. No entanto, a biblioteca de jogos, embora diversificada, não tinha tantos títulos exclusivos ou de alto perfil como seus concorrentes.

Curiosidade do Console

Uma curiosidade interessante sobre o 3DO é que ele foi o primeiro console a usar um sistema de royalties para desenvolvedores de jogos, semelhante ao modelo usado por fabricantes de consoles modernos. Essa abordagem permitiu que desenvolvedores tivessem mais liberdade criativa e potencialmente maiores retornos financeiros, mas não foi suficiente para superar as barreiras de preço e adoção do console.

Acessórios e Periféricos

O 3DO tinha vários acessórios disponíveis:

  • Controle padrão: Incluído com o console, com capacidade de encadeamento para múltiplos controles.
  • Controle Arcade: Para jogos de luta e arcade.
  • Pistola de Luz: Para jogos de tiro.
  • Teclado e Mouse: Para jogos e aplicações multimídia.
  • Módulo de expansão de memória: Para jogos que exigiam mais RAM.

Impacto e Legado

Apesar de suas vendas modestas, o 3DO é lembrado como um console inovador que tentou empurrar os limites do que um console de videogame poderia ser. A plataforma introduziu várias inovações técnicas e de mercado, como gráficos avançados e a estrutura de royalties para desenvolvedores.

Concorrência

Durante sua época, o 3DO competiu com outros consoles de 5ª geração, incluindo o Sony PlayStation, o Sega Saturn e o Atari Jaguar. O alto preço do 3DO e a forte concorrência de consoles mais acessíveis e com bibliotecas de jogos mais robustas limitaram seu sucesso comercial.

Conclusão

O 3DO Interactive Multiplayer da The 3DO Company foi um console ambicioso que tentou redefinir o que era possível na indústria de videogames. Apesar de suas inovações e do impacto que teve no design e no marketing de consoles futuros, o 3DO não conseguiu capturar uma fatia significativa do mercado devido ao seu alto custo e à concorrência acirrada. Hoje, ele é lembrado como uma peça fascinante da história dos videogames e um item de colecionador valioso para entusiastas e historiadores do meio.

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