3DO: O Visionário Console Multimídia dos Anos 90
Informações Básicas
- Fabricante: Panasonic
- Ano de Lançamento: 1993
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 2 milhões
- Geração: 5ª Geração
- Tipo: Console de Videogame
Introdução
O 3DO Interactive Multiplayer, comumente conhecido como 3DO, foi um console de videogame lançado em 1993 pela The 3DO Company. Criado com a visão de ser um dispositivo multimídia revolucionário, o 3DO teve um impacto significativo no mercado de videogames da época, apesar de suas vendas modestas.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
O 3DO foi concebido por Trip Hawkins, fundador da Electronic Arts, com o objetivo de criar uma plataforma de jogos de última geração que também funcionasse como um dispositivo multimídia. O console foi projetado para ser fabricado e comercializado por várias empresas, incluindo Panasonic, Sanyo e GoldStar (agora LG), em vez de ser produzido por um único fabricante.
Lançamento
O 3DO foi lançado nos Estados Unidos em outubro de 1993 com um preço inicial de $699, o que era significativamente mais alto do que outros consoles da época. Apesar das críticas positivas em relação ao seu poder gráfico e capacidade multimídia, o alto preço foi um grande obstáculo para sua adoção em massa.
Especificações Técnicas
- Processador: 32-bit RISC CPU (ARM60 a 12,5 MHz)
- Memória: 2 MB de RAM
- Gráficos: 1 MB de VRAM, capacidade de exibir 16,7 milhões de cores
- Som: 16-bit estéreo, 44,1 kHz
- Armazenamento: CDs
- Resolução de Vídeo: 640 x 480 pixels
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O 3DO teve uma biblioteca de aproximadamente 200 jogos lançados oficialmente.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Gex (1.000.000 cópias)
- Need for Speed (750.000 cópias)
- Road Rash (700.000 cópias)
- Star Control II (600.000 cópias)
- Alone in the Dark (500.000 cópias)
- Shockwave (400.000 cópias)
- Return Fire (350.000 cópias)
- Wing Commander III: Heart of the Tiger (300.000 cópias)
- Demolition Man (250.000 cópias)
- Super Street Fighter II Turbo (200.000 cópias)
Jogabilidade
A experiência de jogo no 3DO era elogiada por seus gráficos avançados e som de alta qualidade. Os jogos eram distribuídos em CDs, o que permitia mais armazenamento e melhor qualidade de áudio e vídeo. No entanto, a biblioteca de jogos, embora diversificada, não tinha tantos títulos exclusivos ou de alto perfil como seus concorrentes.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o 3DO é que ele foi o primeiro console a usar um sistema de royalties para desenvolvedores de jogos, semelhante ao modelo usado por fabricantes de consoles modernos. Essa abordagem permitiu que desenvolvedores tivessem mais liberdade criativa e potencialmente maiores retornos financeiros, mas não foi suficiente para superar as barreiras de preço e adoção do console.
Acessórios e Periféricos
O 3DO tinha vários acessórios disponíveis:
- Controle padrão: Incluído com o console, com capacidade de encadeamento para múltiplos controles.
- Controle Arcade: Para jogos de luta e arcade.
- Pistola de Luz: Para jogos de tiro.
- Teclado e Mouse: Para jogos e aplicações multimídia.
- Módulo de expansão de memória: Para jogos que exigiam mais RAM.
Impacto e Legado
Apesar de suas vendas modestas, o 3DO é lembrado como um console inovador que tentou empurrar os limites do que um console de videogame poderia ser. A plataforma introduziu várias inovações técnicas e de mercado, como gráficos avançados e a estrutura de royalties para desenvolvedores.
Concorrência
Durante sua época, o 3DO competiu com outros consoles de 5ª geração, incluindo o Sony PlayStation, o Sega Saturn e o Atari Jaguar. O alto preço do 3DO e a forte concorrência de consoles mais acessíveis e com bibliotecas de jogos mais robustas limitaram seu sucesso comercial.
Conclusão
O 3DO Interactive Multiplayer da The 3DO Company foi um console ambicioso que tentou redefinir o que era possível na indústria de videogames. Apesar de suas inovações e do impacto que teve no design e no marketing de consoles futuros, o 3DO não conseguiu capturar uma fatia significativa do mercado devido ao seu alto custo e à concorrência acirrada. Hoje, ele é lembrado como uma peça fascinante da história dos videogames e um item de colecionador valioso para entusiastas e historiadores do meio.