Microvision: O Primeiro Console Portátil com Cartuchos Intercambiáveis
Informações Básicas
- Fabricante: Milton Bradley Company
- Ano de Lançamento: 1979
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 8 milhões
- Geração: 2ª Geração
- Tipo: Console Portátil
Introdução
O Microvision, lançado em 1979 pela Milton Bradley Company, é reconhecido como o primeiro console portátil de videogame a utilizar cartuchos intercambiáveis. Este marco na história dos videogames portáteis trouxe uma nova dimensão ao entretenimento móvel e estabeleceu um precedente importante para futuros consoles portáteis.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
Desenvolvido pela equipe de design da Milton Bradley, o Microvision foi concebido para oferecer uma experiência de jogo portátil e versátil. A ideia inovadora de cartuchos intercambiáveis permitia aos jogadores carregar múltiplos jogos em um único dispositivo portátil, algo inédito na época.
Lançamento
O Microvision foi lançado em novembro de 1979 nos Estados Unidos, seguido por lançamentos em outras regiões, incluindo a Europa. Sua inovação e portabilidade atraíram rapidamente a atenção dos consumidores, especialmente das crianças e adolescentes.
Especificações Técnicas
O Microvision apresentava especificações técnicas básicas, mas revolucionárias para a sua época:
- Processador: Intel 8021 (8-bit)
- Tela: LCD de 16×16 pixels, monocromática.
- Controle: Integrado ao cartucho, com botões de membrana e potenciômetro.
- Som: Bips gerados pelo processador.
- Cartuchos: ROM intercambiáveis, com cada cartucho contendo o jogo e os controles específicos.
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O Microvision tinha uma biblioteca de 12 jogos lançados oficialmente, cobrindo uma variedade de gêneros, incluindo quebra-cabeças, esportes e ação.
Dez Jogos Mais Vendidos
Aqui estão os dez jogos mais populares do Microvision, com suas vendas estimadas:
- Block Buster (3 milhões de cópias)
- Connect Four (2 milhões de cópias)
- Star Trek: Phaser Strike (1 milhão de cópias)
- Vegas Slots (800.000 cópias)
- Mindbuster (700.000 cópias)
- Pinball (600.000 cópias)
- Bowling (500.000 cópias)
- Baseball (400.000 cópias)
- Sea Duel (350.000 cópias)
- Alien Raiders (300.000 cópias)
Jogabilidade
A jogabilidade no Microvision era simples devido às limitações técnicas do hardware, mas inovadora para a época. A tela LCD de 16×16 pixels e os controles integrados aos cartuchos permitiam uma experiência de jogo direta e envolvente, embora básica comparada aos padrões modernos.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o Microvision é que ele foi o primeiro console a enfrentar problemas significativos de “screen rot” (deterioração da tela LCD), um problema comum nos primeiros dispositivos de LCD que limitou a durabilidade de muitos Microvisions ao longo do tempo.
Acessórios e Periféricos
O Microvision não tinha muitos acessórios ou periféricos além dos cartuchos de jogo. Cada cartucho vinha com um overlay de plástico que se encaixava sobre a tela e os controles, personalizando a interface de acordo com o jogo específico.
Impacto e Legado
Pioneirismo
O Microvision foi pioneiro ao ser o primeiro console portátil com cartuchos intercambiáveis, um conceito que se tornaria padrão em consoles portáteis futuros, como o Game Boy da Nintendo. Sua abordagem inovadora estabeleceu um novo paradigma para o entretenimento portátil.
Comercialização e Percepção
Embora o Microvision tenha sido bem recebido inicialmente, suas limitações técnicas e problemas de durabilidade prejudicaram seu sucesso a longo prazo. No entanto, ele é lembrado com carinho por entusiastas de videogames e colecionadores como um marco importante na evolução dos consoles portáteis.
Concorrência
Durante sua era, o Microvision competiu com outras formas de entretenimento portátil, como os jogos de bolso e os dispositivos eletrônicos simples. No entanto, não tinha concorrentes diretos significativos até o surgimento de consoles portáteis mais avançados na década de 1980.
Conclusão
O Microvision é um console fundamental na história dos videogames, sendo o primeiro a oferecer a portabilidade com cartuchos intercambiáveis. Apesar de suas limitações técnicas e desafios de durabilidade, seu impacto na indústria de videogames portáteis é inegável. Ele pavimentou o caminho para futuros consoles portáteis, estabelecendo um legado duradouro como um pioneiro da inovação em jogos eletrônicos.