ColecoVision: O Poder dos 8-Bits na Segunda Geração
Informações Básicas
- Fabricante: Coleco Industries
- Ano de Lançamento: 1982
- Unidades Vendidas: Cerca de 2 milhões de unidades
- Geração: 2ª Geração
- Tipo: Console de Videogame
Introdução
O ColecoVision, lançado pela Coleco Industries em 1982, é um dos consoles mais icônicos da segunda geração de videogames. Conhecido por seus gráficos avançados e uma vasta biblioteca de jogos, o ColecoVision rapidamente se tornou um favorito entre os entusiastas de videogames da época.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
A Coleco, inicialmente uma empresa de brinquedos, decidiu entrar no mercado de videogames após o sucesso do Atari 2600 e do Intellivision. O ColecoVision foi concebido para oferecer uma experiência de jogo superior com gráficos melhores e uma biblioteca de jogos licenciados de arcade populares.
Lançamento
O ColecoVision foi lançado em agosto de 1982 e rapidamente ganhou popularidade devido à sua capacidade de reproduzir jogos arcade de forma bastante fiel, como “Donkey Kong”, que vinha incluído com o console. O sucesso do ColecoVision ajudou a estabelecer a Coleco como um nome respeitável na indústria de videogames.
Especificações Técnicas
O ColecoVision apresentava especificações técnicas avançadas para a época:
- Processador: Zilog Z80 (3.58 MHz)
- Gráficos: Texas Instruments TMS9918A, resolução de 256×192 pixels, com até 32 sprites e 16 cores.
- Som: Chip Texas Instruments SN76489AN, com 3 canais de som mais 1 canal de ruído.
- Memória: 1 KB de RAM, 8 KB de VRAM.
- Cartuchos: ROM intercambiáveis, com capacidade variando de 8KB a 32KB.
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O ColecoVision teve uma biblioteca de aproximadamente 145 jogos lançados oficialmente durante sua vida útil.
Dez Jogos Mais Vendidos
Alguns dos títulos mais populares e vendidos do ColecoVision incluem:
- Donkey Kong (1.5 milhões de cópias)
- Donkey Kong Junior (1 milhão de cópias)
- Zaxxon (900.000 cópias)
- Lady Bug (800.000 cópias)
- Venture (750.000 cópias)
- Mouse Trap (700.000 cópias)
- Smurf: Rescue in Gargamel’s Castle (650.000 cópias)
- Carnival (600.000 cópias)
- Frenzy (550.000 cópias)
- Turbo (500.000 cópias)
Jogabilidade
O ColecoVision oferecia gráficos e som superiores em comparação com outros consoles de sua geração, proporcionando uma experiência de jogo mais rica e envolvente. Seus controles incluíam um joystick e um teclado numérico, permitindo uma interação mais versátil com os jogos.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o ColecoVision é que ele foi um dos primeiros consoles a oferecer expansões de hardware. Um desses acessórios notáveis era o Expansion Module #1, que permitia que o ColecoVision jogasse cartuchos do Atari 2600, aumentando significativamente a biblioteca de jogos disponíveis para os proprietários do ColecoVision.
Acessórios e Periféricos
O ColecoVision tinha uma variedade de acessórios e periféricos, incluindo:
- Expansion Module #1: Permitia a compatibilidade com jogos do Atari 2600.
- Expansion Module #2: Um volante e pedal para jogos de corrida como “Turbo”.
- Expansion Module #3: Um computador completo (ADAM), que transformava o ColecoVision em um sistema de computação pessoal.
- Super Action Controllers: Controles avançados com mais botões e um design ergonômico para jogos de ação.
Impacto e Legado
O ColecoVision teve um impacto significativo no mercado de videogames da década de 1980. Suas capacidades gráficas avançadas e a estratégia de licenciar jogos populares de arcade ajudaram a estabelecer novos padrões para consoles domésticos. Apesar de seu ciclo de vida relativamente curto, o ColecoVision é lembrado com carinho pelos entusiastas de jogos retro e teve um papel importante na evolução dos videogames.
Concorrência
Na época de seu lançamento, o ColecoVision competia diretamente com outros consoles da segunda geração, como o Atari 2600, o Intellivision e, mais tarde, o Atari 5200. A habilidade do ColecoVision de oferecer jogos arcade de alta qualidade foi um diferencial significativo que ajudou a diferenciá-lo dos concorrentes.
Conclusão
O ColecoVision foi um marco na história dos videogames, oferecendo uma experiência de jogo avançada e uma biblioteca impressionante de títulos. Seu impacto no mercado e na evolução dos consoles de videogame continua a ser reconhecido e apreciado por fãs e historiadores de jogos.