Sega SG-1000: O Primeiro Console Doméstico da Sega
Informações Básicas
- Fabricante: Sega
- Ano de Lançamento: 1983
- Unidades Vendidas: Cerca de 2 milhões de unidades (incluindo variantes)
- Geração: 3ª Geração
- Tipo: Console de Videogame
Introdução
O Sega SG-1000, lançado em 1983, marca a entrada da Sega no mercado de consoles domésticos. Embora não tenha sido um sucesso estrondoso, o SG-1000 pavimentou o caminho para os futuros consoles da Sega, incluindo o icônico Sega Master System.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
No início da década de 1980, a Sega, conhecida por seus jogos de arcade, decidiu expandir seu mercado para os consoles domésticos. O SG-1000 foi desenvolvido para aproveitar a crescente popularidade dos videogames domésticos e trazer a experiência de arcade para as salas de estar.
Lançamento
O SG-1000 foi lançado no Japão em 15 de julho de 1983, no mesmo dia em que a Nintendo lançou o Famicom (mais tarde conhecido como NES no ocidente). Embora tenha tido uma recepção mista, o SG-1000 ajudou a estabelecer a Sega como uma força a ser reconhecida na indústria de consoles.
Especificações Técnicas
O Sega SG-1000 tinha especificações modestas, mas competentes para a época:
- Processador: Zilog Z80 (3.58 MHz)
- Gráficos: Texas Instruments TMS9918A, resolução de 256×192 pixels com 16 cores.
- Som: Texas Instruments SN76489, com 3 canais de som mais 1 canal de ruído.
- Memória: 1 KB de RAM, 16 KB de VRAM.
- Cartuchos: ROM intercambiáveis, com capacidade variando de 8KB a 32KB.
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O SG-1000 teve aproximadamente 76 jogos lançados oficialmente durante sua vida útil.
Dez Jogos Mais Vendidos
Os jogos mais populares e vendidos do SG-1000 incluem:
- Congo Bongo (250.000 cópias)
- Zaxxon (200.000 cópias)
- N-Sub (180.000 cópias)
- Girl’s Garden (150.000 cópias)
- Orguss (140.000 cópias)
- Champion Boxing (130.000 cópias)
- Hustle Chumy (120.000 cópias)
- Flicky (110.000 cópias)
- The Black Onyx (100.000 cópias)
- Safari Hunting (90.000 cópias)
Jogabilidade
A jogabilidade no SG-1000 era simples, mas cativante, refletindo a transição dos jogos de arcade para o ambiente doméstico. Embora os gráficos e sons fossem modestos, o console oferecia uma variedade de jogos que agradavam tanto a crianças quanto a adultos.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o SG-1000 é que ele foi lançado no mesmo dia que o Nintendo Famicom. Enquanto o Famicom se tornou um sucesso fenomenal, o SG-1000 teve um impacto mais modesto, mas crucial para o desenvolvimento futuro da Sega no mercado de consoles domésticos.
Acessórios e Periféricos
O SG-1000 teve alguns acessórios e periféricos, incluindo:
- SK-1100 Keyboard: Transformava o SG-1000 em um computador básico, compatível com a linha SC-3000.
- Control Pads e Joysticks: Diferentes tipos de controladores para melhorar a experiência de jogo.
- Card Catcher: Permitindo o uso de jogos em formato de cartão MyCard.
Impacto e Legado
O SG-1000 não foi um grande sucesso comercial, mas teve um impacto significativo ao estabelecer a Sega no mercado de consoles domésticos. Ele ajudou a empresa a ganhar experiência e reconhecimento, levando ao desenvolvimento do Sega Master System e, posteriormente, do Sega Genesis.
Concorrência
O SG-1000 competia com outros consoles de terceira geração, como o Nintendo Famicom (NES) e o ColecoVision. A intensa concorrência e a superioridade técnica do Famicom limitaram o sucesso do SG-1000, mas ele ainda conseguiu se destacar em alguns mercados específicos.
Conclusão
O Sega SG-1000 foi um marco importante na história da Sega, estabelecendo a base para os futuros sucessos da empresa no mercado de consoles. Embora não tenha alcançado o mesmo nível de popularidade que alguns de seus concorrentes, o SG-1000 desempenhou um papel crucial na evolução dos videogames domésticos e continua a ser lembrado como o primeiro passo da Sega na indústria de consoles domésticos.