Philips CD-i: O Console Multimídia Visionário
Informações Básicas
- Fabricante: Philips
- Ano de Lançamento: 1991
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 1 milhão
- Geração: 4ª Geração
- Tipo: Console de Videogame / Multimídia
Introdução
O Philips CD-i (Compact Disc Interactive) foi um console pioneiro no mercado de entretenimento multimídia. Lançado em 1991, o CD-i prometia oferecer uma experiência interativa completa, combinando jogos, vídeos, músicas e programas educacionais em um único dispositivo. Apesar de sua visão ambiciosa, o CD-i enfrentou vários desafios que limitaram seu sucesso comercial.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
O CD-i foi concebido como um sistema de mídia interativa que pudesse aproveitar ao máximo o potencial dos CDs. Philips, juntamente com outras empresas como Sony, trabalhou no desenvolvimento da especificação do CD-i durante os anos 80. A ideia era criar um dispositivo que pudesse funcionar como um console de videogame, um reprodutor de vídeo, um CD player e uma ferramenta educacional.
Lançamento
O Philips CD-i foi lançado em 1991 com grande expectativa. No entanto, seu alto preço e a falta de jogos atraentes e conteúdo de qualidade dificultaram sua penetração no mercado. A estratégia de marketing também não foi suficiente para competir com consoles de jogos mais tradicionais, como o Sega Genesis e o Super Nintendo.
Especificações Técnicas
- Processador: Motorola 68070 a 15.5 MHz
- Memória: 1 MB de RAM
- Armazenamento: CD-ROM
- Gráficos: Custom Chips, com suporte a 16,7 milhões de cores
- Som: 16-bit estéreo
- Resolução de Vídeo: 384 x 280 pixels
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O CD-i teve aproximadamente 200 títulos lançados, incluindo jogos, programas educacionais e outros conteúdos interativos.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Burn: Cycle (50.000 cópias)
- Hotel Mario (35.000 cópias)
- The 7th Guest (30.000 cópias)
- Dragon’s Lair (25.000 cópias)
- Myst (20.000 cópias)
- Zelda: The Wand of Gamelon (18.000 cópias)
- Link: The Faces of Evil (15.000 cópias)
- Lords of the Rising Sun (12.000 cópias)
- Inca (10.000 cópias)
- Tetris (8.000 cópias)
Jogabilidade
A jogabilidade no CD-i variava significativamente de um título para outro. Enquanto alguns jogos, como Burn: Cycle e The 7th Guest, demonstravam o potencial do formato CD-ROM com gráficos impressionantes e trilhas sonoras ricas, outros títulos, especialmente os jogos de Zelda, receberam críticas por sua baixa qualidade e controles pouco intuitivos. O controle do CD-i também foi criticado por sua ergonomia e falta de precisão.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade notável sobre o CD-i é que ele foi um dos poucos consoles a apresentar jogos licenciados da série The Legend of Zelda e Mario fora dos consoles da Nintendo. Estes jogos foram desenvolvidos pela Philips como parte de um acordo entre as duas empresas, resultando em títulos que são amplamente criticados e lembrados por sua baixa qualidade, mas que hoje são itens de colecionador.
Acessórios e Periféricos
O Philips CD-i tinha vários acessórios para melhorar a experiência do usuário:
- Controle Remoto: Para navegação de mídia.
- Gamepad: Para melhorar a jogabilidade dos jogos.
- Teclado e Mouse: Para uso em programas educacionais e navegação.
- Digital Video Cartridge: Um add-on que permitia ao CD-i reproduzir filmes em formato digital.
Impacto e Legado
O Philips CD-i não alcançou o sucesso comercial esperado, mas deixou um legado importante na história dos consoles de videogame e dispositivos multimídia. Ele foi um dos primeiros a explorar o potencial dos CDs como meio de armazenamento para jogos e conteúdo interativo, influenciando o design de futuros consoles e dispositivos de entretenimento.
Concorrência
Durante sua era, o CD-i competiu com vários outros consoles e dispositivos multimídia, incluindo o Sega Genesis/Mega Drive, Super Nintendo Entertainment System (SNES), 3DO Interactive Multiplayer, e o Atari Jaguar. A principal competição vinha de consoles que ofereciam melhores jogos e uma experiência de usuário mais focada no entretenimento de videogames.
Conclusão
O Philips CD-i é um marco interessante na história dos consoles de videogame. Com sua visão de integrar várias formas de mídia em um único dispositivo, ele antecipou a convergência de mídia que vemos hoje em consoles modernos e dispositivos de entretenimento. Embora não tenha sido um sucesso comercial, o CD-i representou uma tentativa ambiciosa de redefinir o entretenimento doméstico e deixou uma impressão duradoura na indústria.