Super A’Can: O Console de 16 bits da Taiwan
Informações Básicas
- Fabricante: Funtech
- Ano de Lançamento: 1995
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 12.000
- Geração: 4ª Geração
- Tipo: Console de Videogame
Introdução
O Super A’Can foi um console de videogame de 16 bits lançado em 1995 pela Funtech, uma empresa taiwanesa. Destinado a competir com outros consoles populares da época, como o Super Nintendo e o Sega Mega Drive, o Super A’Can teve uma vida curta no mercado devido a vários fatores, incluindo a forte concorrência e a falta de suporte de software.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
O desenvolvimento do Super A’Can foi impulsionado pela crescente popularidade dos consoles de 16 bits no início dos anos 90. A Funtech, buscando entrar no mercado de consoles de videogame, projetou o Super A’Can com especificações técnicas comparáveis aos seus concorrentes diretos. O objetivo era capturar uma fatia do mercado de jogos domésticos em Taiwan e, eventualmente, expandir para outros mercados asiáticos e internacionais.
Lançamento
O Super A’Can foi lançado exclusivamente em Taiwan em outubro de 1995. Apesar de suas capacidades técnicas, o console enfrentou dificuldades devido à falta de jogos de alta qualidade e ao suporte limitado de desenvolvedores. A Funtech rapidamente enfrentou problemas financeiros, levando ao encerramento da produção e ao fechamento da empresa em 1996.
Especificações Técnicas
- Processador: Motorola 68000 (16-bit)
- Memória: 64 KB de RAM
- Gráficos: Suporte para até 256 cores simultâneas de uma paleta de 32.768 cores
- Som: PSG de 4 canais e suporte para PCM
- Resolução de Vídeo: 320 x 224 pixels
- Armazenamento: Cartuchos
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O Super A’Can teve uma biblioteca limitada, com apenas 12 jogos lançados oficialmente.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Formosa Duel (3.000 cópias)
- C.U.G. (2.500 cópias)
- Rebel Star (2.000 cópias)
- Boom Zoo (1.800 cópias)
- Sango Fighter (1.500 cópias)
- Speedy Dragon (1.200 cópias)
- Super Taiwanese Baseball League (1.000 cópias)
- The Son of Evil (900 cópias)
- Journey to the Laugh (800 cópias)
- Brick Ball (700 cópias)
Jogabilidade
A experiência de jogo no Super A’Can era geralmente positiva, com gráficos e som de alta qualidade que competiam bem com os consoles de 16 bits da época. No entanto, a falta de uma ampla biblioteca de jogos e a ausência de títulos de desenvolvedores renomados limitaram a atratividade do console.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o Super A’Can é que a Funtech investiu pesadamente no desenvolvimento do console, tanto que, após o fracasso comercial, a empresa teve que vender seus equipamentos de fabricação para a Samsung, que os usou para produzir chips para outras indústrias. Este investimento mal-sucedido marcou o fim da Funtech como fabricante de consoles.
Acessórios e Periféricos
O Super A’Can tinha um número limitado de acessórios disponíveis:
- Controle padrão: Incluído com o console, similar aos controles de outros consoles de 16 bits.
- Pistola de Luz: Para jogos de tiro.
- Adaptador de Energia: Incluído com o console.
- Cabo de Áudio/Vídeo: Para conexão com a TV.
Impacto e Legado
O Super A’Can é um exemplo de um console ambicioso que não conseguiu ganhar tração no mercado competitivo de videogames. Apesar de seu fracasso comercial, o console é lembrado por sua tentativa de entrar em um mercado dominado por gigantes como Nintendo e Sega. Hoje, o Super A’Can é um item de colecionador raro, valorizado por entusiastas de videogames retrô e por sua peculiaridade histórica.
Concorrência
Durante sua época, o Super A’Can competiu com os consoles de 16 bits bem estabelecidos, como o Super Nintendo Entertainment System (SNES) e o Sega Mega Drive/Genesis, além de enfrentar a ascensão dos consoles de 32 bits como o Sony PlayStation e o Sega Saturn. A competição intensa e a falta de uma biblioteca de jogos robusta contribuíram para o fracasso do Super A’Can no mercado.
Conclusão
O Super A’Can da Funtech representa uma tentativa ambiciosa de Taiwan de entrar no mercado global de consoles de videogame. Apesar de suas boas intenções e especificações técnicas competitivas, o console não conseguiu superar os desafios do mercado e a falta de suporte de software. O Super A’Can permanece como uma curiosidade histórica e um lembrete dos desafios enfrentados pelos novos entrantes na indústria de videogames.