Apple Pippin: O Console Multimídia da Apple
Informações Básicas
- Fabricante: Apple Inc. e Bandai
- Ano de Lançamento: 1995
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 42.000
- Geração: 5ª Geração
- Tipo: Console de Videogame/Plataforma Multimídia
Introdução
O Apple Pippin, lançado em 1995, foi uma tentativa da Apple de entrar no mercado de consoles de videogame e plataformas multimídia. Desenvolvido em parceria com a Bandai, o Pippin tinha a ambição de ser mais do que um simples console de videogame, oferecendo funcionalidades de computador pessoal e acesso à internet.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
O Pippin foi concebido como uma plataforma aberta baseada na arquitetura do Macintosh, com o objetivo de permitir aos desenvolvedores criar jogos e aplicativos multimídia. A Apple licençou a tecnologia para a Bandai, que fabricou e comercializou o console principalmente no Japão e nos Estados Unidos.
Lançamento
O Pippin foi lançado em 1995 no Japão e em 1996 nos Estados Unidos. O console teve uma recepção morna, enfrentando dificuldades devido ao seu alto preço, falta de jogos exclusivos e competição acirrada de outros consoles da quinta geração, como o Sony PlayStation e o Sega Saturn.
Especificações Técnicas
- Processador: PowerPC 603 a 66 MHz
- Memória: 6 MB de RAM
- Gráficos: Resolução de 640×480 pixels, 16 bits de cor
- Som: 16 bits estéreo
- Armazenamento: CD-ROM de 4x
- Conectividade: Modem opcional para acesso à internet
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O Apple Pippin teve aproximadamente 25 jogos lançados, além de vários aplicativos educacionais e de produtividade.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Super Marathon (10.000 cópias)
- Gundam Tactics (8.000 cópias)
- Power Rangers Zeo vs. The Machine Empire (6.500 cópias)
- Shockwave Assault (5.000 cópias)
- L-Zone (4.000 cópias)
- Math & Spelling 1-2 (3.500 cópias)
- Mr. Potato Head Saves Veggie Valley (3.000 cópias)
- Racing Days (2.500 cópias)
- Dragon Ball Z Anime Designer (2.000 cópias)
- Gokuraku Yuugi Vol. 1 (1.500 cópias)
Jogabilidade
Os jogos do Pippin variavam de títulos de ação a jogos educacionais, refletindo a ambição da Apple de criar uma plataforma multimídia. A qualidade dos jogos era inconsistente, e muitos títulos eram ports de jogos existentes em outras plataformas.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade sobre o Apple Pippin é que ele foi um dos primeiros consoles a oferecer suporte para acesso à internet, através de um modem opcional. Isso permitia aos usuários navegar na web e baixar conteúdo diretamente para o console, uma inovação para a época.
Acessórios e Periféricos
O Apple Pippin tinha vários acessórios e periféricos:
- Controle de Joystick: Um controle simples com um direcional e botões de ação.
- Teclado e Mouse: Para facilitar o uso de aplicativos e navegação na web.
- Modem: Permitia acesso à internet e download de conteúdo.
- Unidade de Disco Rígido: Opcional para armazenamento de dados adicionais.
Impacto e Legado
O Apple Pippin teve um impacto limitado no mercado de videogames, vendendo apenas cerca de 42.000 unidades. A combinação de seu alto preço, falta de suporte de desenvolvedores e a forte concorrência de consoles mais populares resultou em seu fracasso comercial. No entanto, o Pippin é lembrado como uma tentativa ousada da Apple de entrar no mercado de entretenimento digital.
Concorrência
Durante sua época, o Apple Pippin competiu com outros consoles da quinta geração, incluindo o Sony PlayStation, Sega Saturn e Nintendo 64. A competição acirrada e a superioridade técnica e de marketing desses consoles limitaram significativamente o sucesso do Pippin.
Conclusão
O Apple Pippin representa uma tentativa ambiciosa, mas mal-sucedida, da Apple de entrar no mercado de consoles de videogame e plataformas multimídia. Apesar de suas inovações e potencial, o Pippin foi incapaz de competir com os gigantes da indústria. Hoje, ele é um item de colecionador e um ponto de interesse histórico para entusiastas de tecnologia e videogames, destacando-se como um exemplo das dificuldades de inovação e concorrência no setor de entretenimento digital.