Propague Games

CD-i

Philips CD-i: O Console Multimídia Visionário

Informações Básicas

  • Fabricante: Philips
  • Ano de Lançamento: 1991
  • Unidades Vendidas: Aproximadamente 1 milhão
  • Geração: 4ª Geração
  • Tipo: Console de Videogame / Multimídia

Introdução

O Philips CD-i (Compact Disc Interactive) foi um console pioneiro no mercado de entretenimento multimídia. Lançado em 1991, o CD-i prometia oferecer uma experiência interativa completa, combinando jogos, vídeos, músicas e programas educacionais em um único dispositivo. Apesar de sua visão ambiciosa, o CD-i enfrentou vários desafios que limitaram seu sucesso comercial.

História e Desenvolvimento

Criação e Conceito

O CD-i foi concebido como um sistema de mídia interativa que pudesse aproveitar ao máximo o potencial dos CDs. Philips, juntamente com outras empresas como Sony, trabalhou no desenvolvimento da especificação do CD-i durante os anos 80. A ideia era criar um dispositivo que pudesse funcionar como um console de videogame, um reprodutor de vídeo, um CD player e uma ferramenta educacional.

Lançamento

O Philips CD-i foi lançado em 1991 com grande expectativa. No entanto, seu alto preço e a falta de jogos atraentes e conteúdo de qualidade dificultaram sua penetração no mercado. A estratégia de marketing também não foi suficiente para competir com consoles de jogos mais tradicionais, como o Sega Genesis e o Super Nintendo.

Especificações Técnicas

  • Processador: Motorola 68070 a 15.5 MHz
  • Memória: 1 MB de RAM
  • Armazenamento: CD-ROM
  • Gráficos: Custom Chips, com suporte a 16,7 milhões de cores
  • Som: 16-bit estéreo
  • Resolução de Vídeo: 384 x 280 pixels

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

O CD-i teve aproximadamente 200 títulos lançados, incluindo jogos, programas educacionais e outros conteúdos interativos.

Dez Jogos Mais Vendidos

  1. Burn: Cycle (50.000 cópias)
  2. Hotel Mario (35.000 cópias)
  3. The 7th Guest (30.000 cópias)
  4. Dragon’s Lair (25.000 cópias)
  5. Myst (20.000 cópias)
  6. Zelda: The Wand of Gamelon (18.000 cópias)
  7. Link: The Faces of Evil (15.000 cópias)
  8. Lords of the Rising Sun (12.000 cópias)
  9. Inca (10.000 cópias)
  10. Tetris (8.000 cópias)

Jogabilidade

A jogabilidade no CD-i variava significativamente de um título para outro. Enquanto alguns jogos, como Burn: Cycle e The 7th Guest, demonstravam o potencial do formato CD-ROM com gráficos impressionantes e trilhas sonoras ricas, outros títulos, especialmente os jogos de Zelda, receberam críticas por sua baixa qualidade e controles pouco intuitivos. O controle do CD-i também foi criticado por sua ergonomia e falta de precisão.

Curiosidade do Console

Uma curiosidade notável sobre o CD-i é que ele foi um dos poucos consoles a apresentar jogos licenciados da série The Legend of Zelda e Mario fora dos consoles da Nintendo. Estes jogos foram desenvolvidos pela Philips como parte de um acordo entre as duas empresas, resultando em títulos que são amplamente criticados e lembrados por sua baixa qualidade, mas que hoje são itens de colecionador.

Acessórios e Periféricos

O Philips CD-i tinha vários acessórios para melhorar a experiência do usuário:

  • Controle Remoto: Para navegação de mídia.
  • Gamepad: Para melhorar a jogabilidade dos jogos.
  • Teclado e Mouse: Para uso em programas educacionais e navegação.
  • Digital Video Cartridge: Um add-on que permitia ao CD-i reproduzir filmes em formato digital.

Impacto e Legado

O Philips CD-i não alcançou o sucesso comercial esperado, mas deixou um legado importante na história dos consoles de videogame e dispositivos multimídia. Ele foi um dos primeiros a explorar o potencial dos CDs como meio de armazenamento para jogos e conteúdo interativo, influenciando o design de futuros consoles e dispositivos de entretenimento.

Concorrência

Durante sua era, o CD-i competiu com vários outros consoles e dispositivos multimídia, incluindo o Sega Genesis/Mega Drive, Super Nintendo Entertainment System (SNES), 3DO Interactive Multiplayer, e o Atari Jaguar. A principal competição vinha de consoles que ofereciam melhores jogos e uma experiência de usuário mais focada no entretenimento de videogames.

Conclusão

O Philips CD-i é um marco interessante na história dos consoles de videogame. Com sua visão de integrar várias formas de mídia em um único dispositivo, ele antecipou a convergência de mídia que vemos hoje em consoles modernos e dispositivos de entretenimento. Embora não tenha sido um sucesso comercial, o CD-i representou uma tentativa ambiciosa de redefinir o entretenimento doméstico e deixou uma impressão duradoura na indústria.

Está gostando do conteudo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente:

Rolar para cima