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COLECO VISION

ColecoVision: O Poder dos 8-Bits na Segunda Geração

Informações Básicas

  • Fabricante: Coleco Industries
  • Ano de Lançamento: 1982
  • Unidades Vendidas: Cerca de 2 milhões de unidades
  • Geração: 2ª Geração
  • Tipo: Console de Videogame

Introdução

O ColecoVision, lançado pela Coleco Industries em 1982, é um dos consoles mais icônicos da segunda geração de videogames. Conhecido por seus gráficos avançados e uma vasta biblioteca de jogos, o ColecoVision rapidamente se tornou um favorito entre os entusiastas de videogames da época.

História e Desenvolvimento

Criação e Conceito

A Coleco, inicialmente uma empresa de brinquedos, decidiu entrar no mercado de videogames após o sucesso do Atari 2600 e do Intellivision. O ColecoVision foi concebido para oferecer uma experiência de jogo superior com gráficos melhores e uma biblioteca de jogos licenciados de arcade populares.

Lançamento

O ColecoVision foi lançado em agosto de 1982 e rapidamente ganhou popularidade devido à sua capacidade de reproduzir jogos arcade de forma bastante fiel, como “Donkey Kong”, que vinha incluído com o console. O sucesso do ColecoVision ajudou a estabelecer a Coleco como um nome respeitável na indústria de videogames.

Especificações Técnicas

O ColecoVision apresentava especificações técnicas avançadas para a época:

  • Processador: Zilog Z80 (3.58 MHz)
  • Gráficos: Texas Instruments TMS9918A, resolução de 256×192 pixels, com até 32 sprites e 16 cores.
  • Som: Chip Texas Instruments SN76489AN, com 3 canais de som mais 1 canal de ruído.
  • Memória: 1 KB de RAM, 8 KB de VRAM.
  • Cartuchos: ROM intercambiáveis, com capacidade variando de 8KB a 32KB.

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

O ColecoVision teve uma biblioteca de aproximadamente 145 jogos lançados oficialmente durante sua vida útil.

Dez Jogos Mais Vendidos

Alguns dos títulos mais populares e vendidos do ColecoVision incluem:

  1. Donkey Kong (1.5 milhões de cópias)
  2. Donkey Kong Junior (1 milhão de cópias)
  3. Zaxxon (900.000 cópias)
  4. Lady Bug (800.000 cópias)
  5. Venture (750.000 cópias)
  6. Mouse Trap (700.000 cópias)
  7. Smurf: Rescue in Gargamel’s Castle (650.000 cópias)
  8. Carnival (600.000 cópias)
  9. Frenzy (550.000 cópias)
  10. Turbo (500.000 cópias)

Jogabilidade

O ColecoVision oferecia gráficos e som superiores em comparação com outros consoles de sua geração, proporcionando uma experiência de jogo mais rica e envolvente. Seus controles incluíam um joystick e um teclado numérico, permitindo uma interação mais versátil com os jogos.

Curiosidade do Console

Uma curiosidade interessante sobre o ColecoVision é que ele foi um dos primeiros consoles a oferecer expansões de hardware. Um desses acessórios notáveis era o Expansion Module #1, que permitia que o ColecoVision jogasse cartuchos do Atari 2600, aumentando significativamente a biblioteca de jogos disponíveis para os proprietários do ColecoVision.

Acessórios e Periféricos

O ColecoVision tinha uma variedade de acessórios e periféricos, incluindo:

  • Expansion Module #1: Permitia a compatibilidade com jogos do Atari 2600.
  • Expansion Module #2: Um volante e pedal para jogos de corrida como “Turbo”.
  • Expansion Module #3: Um computador completo (ADAM), que transformava o ColecoVision em um sistema de computação pessoal.
  • Super Action Controllers: Controles avançados com mais botões e um design ergonômico para jogos de ação.

Impacto e Legado

O ColecoVision teve um impacto significativo no mercado de videogames da década de 1980. Suas capacidades gráficas avançadas e a estratégia de licenciar jogos populares de arcade ajudaram a estabelecer novos padrões para consoles domésticos. Apesar de seu ciclo de vida relativamente curto, o ColecoVision é lembrado com carinho pelos entusiastas de jogos retro e teve um papel importante na evolução dos videogames.

Concorrência

Na época de seu lançamento, o ColecoVision competia diretamente com outros consoles da segunda geração, como o Atari 2600, o Intellivision e, mais tarde, o Atari 5200. A habilidade do ColecoVision de oferecer jogos arcade de alta qualidade foi um diferencial significativo que ajudou a diferenciá-lo dos concorrentes.

Conclusão

O ColecoVision foi um marco na história dos videogames, oferecendo uma experiência de jogo avançada e uma biblioteca impressionante de títulos. Seu impacto no mercado e na evolução dos consoles de videogame continua a ser reconhecido e apreciado por fãs e historiadores de jogos.

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