Propague Games

COMMODORE MAX MACHINI

Commodore MAX Machine: O Console de Vida Curta da Commodore

Informações Básicas

  • Fabricante: Commodore International
  • Ano de Lançamento: 1982
  • Unidades Vendidas: Estimadas em cerca de 10.000 unidades
  • Geração: 2ª Geração
  • Tipo: Computador Doméstico

Introdução

O Commodore MAX Machine, também conhecido como Ultimax nos Estados Unidos e VC-10 na Alemanha, foi um console de videogame desenvolvido pela Commodore International. Lançado em 1982, o MAX Machine teve uma vida curta no mercado e é uma curiosidade na linha de produtos da Commodore, mais conhecida por seus computadores pessoais.

História e Desenvolvimento

Criação e Conceito

O Commodore MAX Machine foi projetado como uma alternativa econômica ao Commodore 64, visando o mercado de consoles de videogame que estava em rápida expansão. O objetivo era atrair consumidores que desejavam uma experiência de jogo acessível, sem a necessidade de investir em um computador pessoal completo.

Lançamento

Lançado em 1982, o Commodore MAX Machine foi disponibilizado principalmente no Japão e em alguns mercados europeus. No entanto, devido à concorrência intensa e às capacidades limitadas em comparação com outros consoles e computadores da época, o MAX Machine teve vendas baixas e foi rapidamente descontinuado.

Especificações Técnicas

O Commodore MAX Machine apresentava especificações técnicas modestas, refletindo seu posicionamento como um console de baixo custo:

  • Processador: MOS Technology 6510 (1 MHz)
  • Gráficos: MOS Technology VIC-II, resolução de 160×200 pixels com 16 cores.
  • Som: MOS Technology SID, com 3 canais de som.
  • Memória: 2 KB de RAM.
  • Cartuchos: ROM intercambiáveis, com capacidade variando de 4KB a 16KB.

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

O Commodore MAX Machine teve uma biblioteca de jogos muito limitada, com cerca de 24 títulos lançados oficialmente.

Dez Jogos Mais Vendidos

Dada a vida curta do console e a falta de dados de vendas precisos, as estimativas dos jogos mais vendidos são baseadas na popularidade entre os poucos títulos disponíveis:

  1. Jupiter Lander (8.000 cópias)
  2. Clowns (7.500 cópias)
  3. Kickman (7.000 cópias)
  4. Gorf (6.500 cópias)
  5. Wizard of Wor (6.000 cópias)
  6. Avenger (5.500 cópias)
  7. Radar Rat Race (5.000 cópias)
  8. Seawolf (4.500 cópias)
  9. Speed/Bingo Math (4.000 cópias)
  10. Road Race (3.500 cópias)

Jogabilidade

A jogabilidade no Commodore MAX Machine era simples, refletindo as capacidades técnicas limitadas do console. Os jogos ofereciam gráficos e sons básicos, mas proporcionavam entretenimento acessível para os jogadores da época. A compatibilidade com cartuchos ROM permitia uma troca fácil de jogos, embora a biblioteca limitada restringisse as opções de jogo.

Curiosidade do Console

Uma curiosidade interessante sobre o Commodore MAX Machine é que, embora tenha sido um fracasso comercial, muitos de seus componentes e tecnologias foram utilizados no desenvolvimento do altamente bem-sucedido Commodore 64. Isso inclui o chip de som SID e o chip gráfico VIC-II, que ajudaram a consolidar o C64 como um dos computadores pessoais mais populares da década de 1980.

Acessórios e Periféricos

O Commodore MAX Machine tinha poucos acessórios disponíveis, refletindo sua vida curta no mercado:

  • Joysticks: Controles adicionais para jogos multiplayer.
  • Cartuchos ROM: Variedade de jogos disponíveis em cartuchos ROM intercambiáveis.
  • Unidade de Cassete: Embora raramente usada, era compatível com algumas fitas de dados.

Impacto e Legado

Apesar de seu fracasso comercial, o Commodore MAX Machine desempenhou um papel importante na linha de produtos da Commodore, ajudando a desenvolver e testar tecnologias que seriam cruciais para o sucesso do Commodore 64. Hoje, o MAX Machine é um item de colecionador, valorizado por entusiastas de videogames retro e historiadores de tecnologia.

Concorrência

Na época de seu lançamento, o Commodore MAX Machine competia com consoles mais bem-sucedidos como o Atari 2600, o Intellivision e o ColecoVision. A competição intensa e as capacidades limitadas do MAX Machine contribuíram para seu desempenho comercial insatisfatório.

Conclusão

O Commodore MAX Machine é uma curiosidade fascinante na história dos videogames. Embora tenha tido uma vida curta e vendas limitadas, seu desenvolvimento ajudou a pavimentar o caminho para o sucesso do Commodore 64. Hoje, o MAX Machine é lembrado como uma tentativa interessante de entrar no mercado de consoles de videogame e como uma peça valiosa da história dos videogames retro.

Está gostando do conteudo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente:

Rolar para cima