Commodore MAX Machine: O Console de Vida Curta da Commodore
Informações Básicas
- Fabricante: Commodore International
- Ano de Lançamento: 1982
- Unidades Vendidas: Estimadas em cerca de 10.000 unidades
- Geração: 2ª Geração
- Tipo: Computador Doméstico
Introdução
O Commodore MAX Machine, também conhecido como Ultimax nos Estados Unidos e VC-10 na Alemanha, foi um console de videogame desenvolvido pela Commodore International. Lançado em 1982, o MAX Machine teve uma vida curta no mercado e é uma curiosidade na linha de produtos da Commodore, mais conhecida por seus computadores pessoais.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
O Commodore MAX Machine foi projetado como uma alternativa econômica ao Commodore 64, visando o mercado de consoles de videogame que estava em rápida expansão. O objetivo era atrair consumidores que desejavam uma experiência de jogo acessível, sem a necessidade de investir em um computador pessoal completo.
Lançamento
Lançado em 1982, o Commodore MAX Machine foi disponibilizado principalmente no Japão e em alguns mercados europeus. No entanto, devido à concorrência intensa e às capacidades limitadas em comparação com outros consoles e computadores da época, o MAX Machine teve vendas baixas e foi rapidamente descontinuado.
Especificações Técnicas
O Commodore MAX Machine apresentava especificações técnicas modestas, refletindo seu posicionamento como um console de baixo custo:
- Processador: MOS Technology 6510 (1 MHz)
- Gráficos: MOS Technology VIC-II, resolução de 160×200 pixels com 16 cores.
- Som: MOS Technology SID, com 3 canais de som.
- Memória: 2 KB de RAM.
- Cartuchos: ROM intercambiáveis, com capacidade variando de 4KB a 16KB.
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O Commodore MAX Machine teve uma biblioteca de jogos muito limitada, com cerca de 24 títulos lançados oficialmente.
Dez Jogos Mais Vendidos
Dada a vida curta do console e a falta de dados de vendas precisos, as estimativas dos jogos mais vendidos são baseadas na popularidade entre os poucos títulos disponíveis:
- Jupiter Lander (8.000 cópias)
- Clowns (7.500 cópias)
- Kickman (7.000 cópias)
- Gorf (6.500 cópias)
- Wizard of Wor (6.000 cópias)
- Avenger (5.500 cópias)
- Radar Rat Race (5.000 cópias)
- Seawolf (4.500 cópias)
- Speed/Bingo Math (4.000 cópias)
- Road Race (3.500 cópias)
Jogabilidade
A jogabilidade no Commodore MAX Machine era simples, refletindo as capacidades técnicas limitadas do console. Os jogos ofereciam gráficos e sons básicos, mas proporcionavam entretenimento acessível para os jogadores da época. A compatibilidade com cartuchos ROM permitia uma troca fácil de jogos, embora a biblioteca limitada restringisse as opções de jogo.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o Commodore MAX Machine é que, embora tenha sido um fracasso comercial, muitos de seus componentes e tecnologias foram utilizados no desenvolvimento do altamente bem-sucedido Commodore 64. Isso inclui o chip de som SID e o chip gráfico VIC-II, que ajudaram a consolidar o C64 como um dos computadores pessoais mais populares da década de 1980.
Acessórios e Periféricos
O Commodore MAX Machine tinha poucos acessórios disponíveis, refletindo sua vida curta no mercado:
- Joysticks: Controles adicionais para jogos multiplayer.
- Cartuchos ROM: Variedade de jogos disponíveis em cartuchos ROM intercambiáveis.
- Unidade de Cassete: Embora raramente usada, era compatível com algumas fitas de dados.
Impacto e Legado
Apesar de seu fracasso comercial, o Commodore MAX Machine desempenhou um papel importante na linha de produtos da Commodore, ajudando a desenvolver e testar tecnologias que seriam cruciais para o sucesso do Commodore 64. Hoje, o MAX Machine é um item de colecionador, valorizado por entusiastas de videogames retro e historiadores de tecnologia.
Concorrência
Na época de seu lançamento, o Commodore MAX Machine competia com consoles mais bem-sucedidos como o Atari 2600, o Intellivision e o ColecoVision. A competição intensa e as capacidades limitadas do MAX Machine contribuíram para seu desempenho comercial insatisfatório.
Conclusão
O Commodore MAX Machine é uma curiosidade fascinante na história dos videogames. Embora tenha tido uma vida curta e vendas limitadas, seu desenvolvimento ajudou a pavimentar o caminho para o sucesso do Commodore 64. Hoje, o MAX Machine é lembrado como uma tentativa interessante de entrar no mercado de consoles de videogame e como uma peça valiosa da história dos videogames retro.