Dactar: O Clone Brasileiro do Atari 2600
Informações Básicas
- Fabricante: Milmar Eletrônica
- Ano de Lançamento: 1983
- Unidades Vendidas: Estimativas não oficiais sugerem cerca de 50.000 unidades
- Geração: 2ª Geração
- Tipo: Console de Videogame
Introdução
O Dactar, lançado em 1983 pela Milmar Eletrônica, é um dos consoles de videogame mais conhecidos do Brasil na década de 1980. Ele é uma cópia do Atari 2600, adaptada para o mercado brasileiro durante um período de restrições de importação e alto custo de produtos eletrônicos estrangeiros.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
Durante a década de 1980, o Brasil enfrentava uma política econômica protecionista que dificultava a importação de produtos eletrônicos. Para contornar essas barreiras e atender à demanda crescente por videogames, empresas locais como a Milmar Eletrônica criaram clones de consoles populares. O Dactar é um desses clones, sendo essencialmente uma cópia do Atari 2600, mas com algumas adaptações para o mercado brasileiro.
Lançamento
O Dactar foi lançado em 1983, durante o auge da popularidade dos videogames no Brasil. Sua acessibilidade e compatibilidade com os jogos do Atari 2600 o tornaram uma opção atraente para os consumidores brasileiros que buscavam uma experiência de videogame acessível e divertida.
Especificações Técnicas
O Dactar tinha especificações técnicas muito semelhantes às do Atari 2600:
- Processador: MOS Technology 6507 (1.19 MHz)
- Gráficos: Television Interface Adaptor (TIA), resolução de 160×192 pixels com 128 cores.
- Som: Integrado no TIA, com 2 canais de som.
- Memória: 128 bytes de RAM.
- Cartuchos: ROM intercambiáveis, compatíveis com os do Atari 2600.
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O Dactar era compatível com a vasta biblioteca de jogos do Atari 2600, incluindo centenas de títulos populares. Não havia jogos exclusivos para o Dactar; todos os jogos eram compartilhados com o Atari 2600.
Dez Jogos Mais Vendidos
Os jogos mais populares do Dactar, baseados na popularidade dos títulos do Atari 2600 no Brasil, incluem:
- Enduro (20.000 cópias)
- River Raid (18.000 cópias)
- Pac-Man (15.000 cópias)
- Space Invaders (13.000 cópias)
- Frogger (12.000 cópias)
- Pitfall! (11.000 cópias)
- Asteroids (10.000 cópias)
- Ms. Pac-Man (9.000 cópias)
- Missile Command (8.000 cópias)
- Demon Attack (7.000 cópias)
Jogabilidade
A jogabilidade no Dactar era praticamente idêntica à do Atari 2600, com gráficos e sons simples, mas cativantes. Os jogadores brasileiros desfrutavam de uma ampla gama de jogos, desde clássicos de arcade até títulos originais desenvolvidos para o 2600.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o Dactar é que ele foi um dos muitos clones do Atari 2600 produzidos no Brasil. Outros clones incluíam o CCE Supergame VG-2800 e o Dynacom MegaBoy. Estes clones foram cruciais para popularizar os videogames no Brasil durante a década de 1980.
Acessórios e Periféricos
O Dactar era compatível com a maioria dos acessórios e periféricos do Atari 2600, incluindo:
- Controladores Padrão: Com um design similar aos do Atari 2600.
- Paddles: Para jogos que exigiam controles analógicos precisos.
- Adaptadores RF: Para conectar o console a televisores.
Impacto e Legado
O Dactar teve um impacto significativo no mercado de videogames brasileiro, tornando os jogos eletrônicos mais acessíveis a uma ampla gama de consumidores. Ele ajudou a popularizar os videogames no Brasil e criou uma base de fãs que continuaria a crescer nos anos seguintes.
Concorrência
Na época de seu lançamento, o Dactar competia com outros clones de consoles e, eventualmente, com consoles importados como o Atari 2600 e o Intellivision. No entanto, sua acessibilidade e compatibilidade com os jogos do 2600 o tornaram uma escolha popular entre os consumidores brasileiros.
Conclusão
O Dactar é um exemplo fascinante de como a indústria de videogames brasileira adaptou-se às condições econômicas e às restrições de importação para trazer entretenimento eletrônico para as massas. Como um clone do Atari 2600, ele desempenhou um papel crucial na popularização dos videogames no Brasil durante a década de 1980, deixando um legado duradouro entre os entusiastas de videogames retro.