Game.com: O Console Portátil Inovador da Tiger Electronics
Informações Básicas
- Fabricante: Tiger Electronics
- Ano de Lançamento: 1997
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 300.000
- Geração: 5ª Geração
- Tipo: Console Portátil
Introdução
O Game.com, lançado pela Tiger Electronics em 1997, foi uma tentativa inovadora de competir no mercado de consoles portáteis. Destacando-se por suas funcionalidades avançadas, como tela sensível ao toque e conectividade com a internet, o Game.com procurava oferecer mais do que apenas jogos, apresentando-se como uma ferramenta multifuncional.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
Tiger Electronics, conhecida por seus brinquedos eletrônicos e jogos de LCD, desenvolveu o Game.com para competir com os populares Game Boy da Nintendo e outros consoles portáteis. O console foi projetado para ser um dispositivo portátil avançado, capaz de rodar jogos, organizar compromissos e até acessar a internet.
Lançamento
Lançado em setembro de 1997, o Game.com atraiu atenção pela sua inovação, mas lutou para ganhar tração no mercado devido à sua limitada biblioteca de jogos e concorrência feroz. Uma versão revisada, o Game.com Pocket Pro, foi lançada em 1999, mas também falhou em obter sucesso comercial significativo.
Especificações Técnicas
- Processador: Sharp SM8521 8-bit a 10 MHz
- Memória: 128 KB RAM
- Tela: LCD monocromática de 200×160 pixels, 4 tons de cinza
- Som: Alto-falante mono, saída para fone de ouvido
- Armazenamento: Cartuchos ROM
- Conectividade: Porta serial para internet (com o modem opcional)
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O Game.com teve um total de 20 jogos lançados.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Sonic Jam (100.000 cópias)
- Resident Evil 2 (80.000 cópias)
- Fighters Megamix (70.000 cópias)
- Duke Nukem 3D (60.000 cópias)
- Mortal Kombat Trilogy (50.000 cópias)
- The Lost World: Jurassic Park (40.000 cópias)
- Wheel of Fortune (30.000 cópias)
- Indy 500 (25.000 cópias)
- Centipede (20.000 cópias)
- Monopoly (15.000 cópias)
Jogabilidade
O Game.com ofereceu uma experiência de jogo diversificada para seu tempo, com a adição de uma tela sensível ao toque e um stylus para navegação. Alguns jogos, como “Sonic Jam” e “Resident Evil 2”, destacaram-se por trazer experiências de franquias populares para o portátil, embora a execução e a performance fossem limitadas pela capacidade de hardware.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade notável sobre o Game.com é que ele foi o primeiro console portátil a incluir uma tela sensível ao toque e conectividade para a internet, um feito impressionante para a época. No entanto, o modem que permitia acesso à internet foi vendido separadamente e teve pouca aceitação devido à velocidade lenta e ao conteúdo limitado.
Acessórios e Periféricos
O Game.com possuía alguns acessórios e periféricos para ampliar sua funcionalidade:
- Modem Game.com: Permitido para acesso básico à internet e email.
- Cabo de Conexão Serial: Para conexão com um PC.
- Stylus: Para interagir com a tela sensível ao toque.
- Adaptador AC: Para uso contínuo sem necessidade de baterias.
Impacto e Legado
O impacto do Game.com no mercado foi limitado. Apesar de suas inovações, o console falhou em competir efetivamente com dispositivos mais estabelecidos como o Game Boy. A falta de uma robusta biblioteca de jogos e problemas com a interface e desempenho do hardware contribuíram para seu fracasso comercial. No entanto, o Game.com é lembrado como um precursor em trazer funcionalidades modernas para consoles portáteis, antecipando tendências que se tornariam padrão em dispositivos futuros.
Concorrência
O Game.com enfrentou forte concorrência de outros portáteis da época, especialmente o Game Boy e suas variantes. A supremacia do Game Boy em termos de marketing, biblioteca de jogos, e simplicidade de design foi um desafio que o Game.com não conseguiu superar. Outros competidores incluíam o Neo Geo Pocket e o WonderSwan, que também possuíam vantagens sobre o Game.com em termos de jogos e aceitação de mercado.
Conclusão
O Game.com da Tiger Electronics é um exemplo de inovação tecnológica que não conseguiu se traduzir em sucesso comercial. Suas funcionalidades avançadas, como a tela sensível ao toque e conectividade com a internet, foram revolucionárias, mas a execução foi prejudicada por limitações de hardware e uma fraca seleção de jogos. Apesar de suas falhas, o Game.com ocupa um lugar interessante na história dos videogames como um dos primeiros a tentar trazer funções de um dispositivo inteligente para o formato portátil, influenciando o desenvolvimento de futuros consoles e dispositivos de jogos móveis.