GP32: O Console Portátil da Game Park
Informações Básicas
- Fabricante: Game Park
- Ano de Lançamento: 2001
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 30.000
- Geração: 6ª Geração
- Tipo: Console de videogame portátil
Introdução
O GP32 (Game Park 32) é um console portátil desenvolvido pela empresa sul-coreana Game Park. Lançado em 2001, o GP32 foi inovador por seu hardware avançado e capacidade de homebrew, permitindo aos usuários criar e rodar seus próprios jogos e aplicativos.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
Desenvolvido como um concorrente para o Game Boy Advance, o GP32 foi projetado com especificações superiores e funcionalidades expansíveis. Seu suporte a cartões de memória e capacidades de mídia digital eram avançados para a época, permitindo reprodução de áudio, vídeo e jogos em um único dispositivo.
Lançamento
O GP32 foi lançado em novembro de 2001 exclusivamente na Coreia do Sul. Embora tenha recebido um lançamento limitado na Europa em 2002, o console nunca foi oficialmente lançado na América do Norte. Apesar de seu hardware impressionante, o GP32 teve dificuldade em competir com a popularidade dos consoles portáteis da Nintendo.
Especificações Técnicas
- CPU: ARM920T a 133 MHz
- Memória: 8 MB de SDRAM
- Armazenamento: Cartões SmartMedia de até 128 MB
- Display: LCD TFT de 3,5 polegadas, 320×240 pixels, 16 bits de cor
- Áudio: Suporte a MP3, OGG
- Conectividade: Porta USB 1.1, link IR (infravermelho)
- Bateria: 2 pilhas AA (autonomia de 10 horas)
- Dimensões: 147 mm × 88 mm × 34 mm
- Peso: 163 g (sem baterias)
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
Aproximadamente 28 jogos comerciais foram lançados para o GP32.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Her Knights (20.000 cópias)
- Astonishia Story R (15.000 cópias)
- Tomak: Save the Earth, Again (12.000 cópias)
- Mill (10.000 cópias)
- Dungeon & Guarder (9.000 cópias)
- Kimchi-Man (8.000 cópias)
- Little Wizard (7.000 cópias)
- Gloop Deluxe (6.000 cópias)
- GP Fight (5.000 cópias)
- Pinball Dreams (5.000 cópias)
Jogabilidade
O GP32 oferecia uma experiência de jogo avançada para a época, com gráficos coloridos e som estéreo. Seu suporte a homebrew atraiu desenvolvedores independentes, criando uma biblioteca diversificada de jogos e aplicativos. A possibilidade de rodar emuladores de outros consoles também aumentou seu apelo entre os entusiastas de jogos retrô.
Curiosidade do Console
O GP32 foi um dos primeiros consoles portáteis a permitir que os usuários criassem e executassem seus próprios jogos e aplicativos. Isso o tornou extremamente popular entre a comunidade de desenvolvedores e fãs de homebrew.
Acessórios e Periféricos
- Cartões SmartMedia: Para armazenamento de jogos e mídia.
- Cabo USB: Para transferência de dados entre o console e o PC.
- Adaptador AC: Para jogar sem usar pilhas.
- Fone de Ouvido: Para uma experiência de áudio privada.
Impacto e Legado
Embora o GP32 não tenha sido um grande sucesso comercial, ele deixou um legado significativo na cena de desenvolvimento independente. Sua abertura para homebrew e capacidades multimídia o tornaram um precursor de consoles portáteis modernos que suportam software de código aberto.
Concorrência
Na época de seu lançamento, o GP32 competia com o Game Boy Advance da Nintendo e, posteriormente, com o Nokia N-Gage. Embora oferecesse hardware superior, a falta de jogos exclusivos de alta qualidade e a limitada distribuição global prejudicaram seu desempenho no mercado.
Evolução e Versões
GP32 BLU (Back-lit Unit)
- Ano de Lançamento: 2004
- Destaques: Tela retroiluminada para melhor visibilidade em ambientes com pouca luz.
Conclusão
O GP32 da Game Park foi um console portátil inovador que, embora não tenha alcançado grande sucesso comercial, deixou uma marca duradoura na indústria de jogos portáteis. Sua capacidade de homebrew e suporte a múltiplos formatos de mídia o tornaram um favorito entre desenvolvedores independentes e colecionadores. O GP32 é lembrado como um console que estava à frente de seu tempo em termos de funcionalidades e abertura ao desenvolvimento de software.