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MSX

MSX: O Computador Padrão que Popularizou a Informática

Informações Básicas

  • Fabricante: Diversos fabricantes (incluindo Sony, Philips, Panasonic, Sanyo)
  • Ano de Lançamento: 1983
  • Unidades Vendidas: Estimativas variam, mas cerca de 9 milhões de unidades vendidas globalmente
  • Geração: 8-bit Home Computers
  • Tipo: Console de Videogame / Computador Pessoal

Introdução

O MSX foi uma linha de computadores domésticos popular na década de 1980, especialmente no Japão, Brasil e Europa. Criado por Kazuhiko Nishi, o MSX foi projetado para ser um padrão unificado de hardware, permitindo que diferentes fabricantes produzissem máquinas compatíveis entre si. O padrão MSX ajudou a estabelecer uma base comum para software e periféricos, facilitando o desenvolvimento e a distribuição de jogos e aplicativos.

História e Desenvolvimento

Criação e Conceito

Kazuhiko Nishi, então vice-presidente da Microsoft Japão, idealizou o MSX como uma forma de padronizar o mercado de computadores pessoais, que na época era fragmentado com muitos sistemas incompatíveis entre si. O conceito era criar um “IBM PC do Japão” para o mercado de computadores domésticos.

Lançamento

O MSX foi lançado em 1983, com várias empresas, incluindo Sony, Panasonic, Philips, Sanyo e Yamaha, produzindo modelos sob o padrão MSX. A colaboração entre esses fabricantes e o suporte da Microsoft (que forneceu a versão MSX-DOS do sistema operacional) foram fundamentais para o sucesso inicial do MSX.

Especificações Técnicas

O MSX original, também conhecido como MSX1, possuía especificações técnicas avançadas para a época:

  • Processador: Zilog Z80A a 3.58 MHz
  • Gráficos: Texas Instruments TMS9918, com resolução de 256×192 pixels e até 16 cores.
  • Som: PSG (Programmable Sound Generator) com 3 canais de som.
  • Memória: 8 KB de RAM (modelos básicos), até 64 KB em modelos avançados.
  • Armazenamento: Cartuchos ROM, fitas cassete, e posteriormente disquetes.

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

A plataforma MSX teve uma vasta biblioteca de jogos, com milhares de títulos lançados, incluindo muitos clássicos desenvolvidos por empresas como Konami, Namco, e Hudson Soft.

Dez Jogos Mais Vendidos

Os jogos mais populares do MSX incluem:

  1. Metal Gear (milhão de cópias)
  2. Pippols (500.000 cópias)
  3. King’s Valley (450.000 cópias)
  4. Knightmare (400.000 cópias)
  5. Penguin Adventure (350.000 cópias)
  6. The Maze of Galious (300.000 cópias)
  7. Vampire Killer (250.000 cópias)
  8. Parodius (200.000 cópias)
  9. Gradius (180.000 cópias)
  10. Yie Ar Kung-Fu (160.000 cópias)

Jogabilidade

A jogabilidade no MSX variava de acordo com o título, mas muitos jogos aproveitaram ao máximo as capacidades gráficas e sonoras do sistema. A popularidade de títulos como “Metal Gear” e “Gradius” ajudou a estabelecer franquias de longa duração que continuam a ser populares hoje.

Curiosidade do Console

Uma curiosidade interessante sobre o MSX é que ele foi o primeiro sistema a hospedar o jogo “Metal Gear”, criado por Hideo Kojima. Este jogo inovador introduziu o gênero de ação furtiva e se tornou uma das franquias mais icônicas da história dos videogames.

Acessórios e Periféricos

O MSX tinha uma ampla gama de acessórios e periféricos, incluindo:

  • Drives de Disquete: Para armazenamento de dados e execução de programas.
  • Modems: Para acesso a serviços de rede e comunicação.
  • Cartuchos de Expansão: Para aumentar a memória RAM e adicionar funcionalidades adicionais.
  • Teclados Musicais (MSX Music): Usados para compor música e aprender teclas.

Impacto e Legado

O MSX teve um impacto significativo na indústria de computadores pessoais e videogames, especialmente no Japão e na Europa. Ele ajudou a padronizar o hardware de computadores domésticos e facilitou o desenvolvimento de software multiplataforma. Seu legado é lembrado com carinho por entusiastas de retrocomputação e jogadores.

Concorrência

Na época de seu lançamento, o MSX competiu com outros computadores domésticos populares como o Commodore 64, Sinclair ZX Spectrum e o Atari 8-bit. No Japão, enfrentou concorrência do NEC PC-8801 e do Sharp X1. Apesar da forte concorrência, o MSX conseguiu estabelecer uma base sólida de usuários devido à sua versatilidade e ao suporte de grandes desenvolvedores de software.

Conclusão

O MSX é um marco importante na história dos computadores pessoais e dos videogames, simbolizando a colaboração entre diferentes fabricantes para criar um ecossistema unificado e padronizado. Seu impacto no desenvolvimento de software e na popularização da informática doméstica perdura até hoje, fazendo do MSX um dos sistemas mais queridos entre os entusiastas de retrocomputação e videogames clássicos.

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