MSX: O Computador Padrão que Popularizou a Informática
Informações Básicas
- Fabricante: Diversos fabricantes (incluindo Sony, Philips, Panasonic, Sanyo)
- Ano de Lançamento: 1983
- Unidades Vendidas: Estimativas variam, mas cerca de 9 milhões de unidades vendidas globalmente
- Geração: 8-bit Home Computers
- Tipo: Console de Videogame / Computador Pessoal
Introdução
O MSX foi uma linha de computadores domésticos popular na década de 1980, especialmente no Japão, Brasil e Europa. Criado por Kazuhiko Nishi, o MSX foi projetado para ser um padrão unificado de hardware, permitindo que diferentes fabricantes produzissem máquinas compatíveis entre si. O padrão MSX ajudou a estabelecer uma base comum para software e periféricos, facilitando o desenvolvimento e a distribuição de jogos e aplicativos.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
Kazuhiko Nishi, então vice-presidente da Microsoft Japão, idealizou o MSX como uma forma de padronizar o mercado de computadores pessoais, que na época era fragmentado com muitos sistemas incompatíveis entre si. O conceito era criar um “IBM PC do Japão” para o mercado de computadores domésticos.
Lançamento
O MSX foi lançado em 1983, com várias empresas, incluindo Sony, Panasonic, Philips, Sanyo e Yamaha, produzindo modelos sob o padrão MSX. A colaboração entre esses fabricantes e o suporte da Microsoft (que forneceu a versão MSX-DOS do sistema operacional) foram fundamentais para o sucesso inicial do MSX.
Especificações Técnicas
O MSX original, também conhecido como MSX1, possuía especificações técnicas avançadas para a época:
- Processador: Zilog Z80A a 3.58 MHz
- Gráficos: Texas Instruments TMS9918, com resolução de 256×192 pixels e até 16 cores.
- Som: PSG (Programmable Sound Generator) com 3 canais de som.
- Memória: 8 KB de RAM (modelos básicos), até 64 KB em modelos avançados.
- Armazenamento: Cartuchos ROM, fitas cassete, e posteriormente disquetes.
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
A plataforma MSX teve uma vasta biblioteca de jogos, com milhares de títulos lançados, incluindo muitos clássicos desenvolvidos por empresas como Konami, Namco, e Hudson Soft.
Dez Jogos Mais Vendidos
Os jogos mais populares do MSX incluem:
- Metal Gear (milhão de cópias)
- Pippols (500.000 cópias)
- King’s Valley (450.000 cópias)
- Knightmare (400.000 cópias)
- Penguin Adventure (350.000 cópias)
- The Maze of Galious (300.000 cópias)
- Vampire Killer (250.000 cópias)
- Parodius (200.000 cópias)
- Gradius (180.000 cópias)
- Yie Ar Kung-Fu (160.000 cópias)
Jogabilidade
A jogabilidade no MSX variava de acordo com o título, mas muitos jogos aproveitaram ao máximo as capacidades gráficas e sonoras do sistema. A popularidade de títulos como “Metal Gear” e “Gradius” ajudou a estabelecer franquias de longa duração que continuam a ser populares hoje.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o MSX é que ele foi o primeiro sistema a hospedar o jogo “Metal Gear”, criado por Hideo Kojima. Este jogo inovador introduziu o gênero de ação furtiva e se tornou uma das franquias mais icônicas da história dos videogames.
Acessórios e Periféricos
O MSX tinha uma ampla gama de acessórios e periféricos, incluindo:
- Drives de Disquete: Para armazenamento de dados e execução de programas.
- Modems: Para acesso a serviços de rede e comunicação.
- Cartuchos de Expansão: Para aumentar a memória RAM e adicionar funcionalidades adicionais.
- Teclados Musicais (MSX Music): Usados para compor música e aprender teclas.
Impacto e Legado
O MSX teve um impacto significativo na indústria de computadores pessoais e videogames, especialmente no Japão e na Europa. Ele ajudou a padronizar o hardware de computadores domésticos e facilitou o desenvolvimento de software multiplataforma. Seu legado é lembrado com carinho por entusiastas de retrocomputação e jogadores.
Concorrência
Na época de seu lançamento, o MSX competiu com outros computadores domésticos populares como o Commodore 64, Sinclair ZX Spectrum e o Atari 8-bit. No Japão, enfrentou concorrência do NEC PC-8801 e do Sharp X1. Apesar da forte concorrência, o MSX conseguiu estabelecer uma base sólida de usuários devido à sua versatilidade e ao suporte de grandes desenvolvedores de software.
Conclusão
O MSX é um marco importante na história dos computadores pessoais e dos videogames, simbolizando a colaboração entre diferentes fabricantes para criar um ecossistema unificado e padronizado. Seu impacto no desenvolvimento de software e na popularização da informática doméstica perdura até hoje, fazendo do MSX um dos sistemas mais queridos entre os entusiastas de retrocomputação e videogames clássicos.