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N-GAGE

N-Gage: O Console-Híbrido da Nokia

Informações Básicas

  • Fabricante: Nokia
  • Ano de Lançamento: 2003
  • Unidades Vendidas: Aproximadamente 3 milhões
  • Geração: 6ª Geração
  • Tipo: Console Portátil / Smartphone

Introdução

O N-Gage foi uma tentativa inovadora da Nokia de combinar um console portátil com um telefone celular, lançado em 2003. Posicionado como um dispositivo multifuncional, o N-Gage buscou capturar a convergência entre jogos portáteis e comunicação móvel, apresentando um conceito revolucionário para sua época.

História e Desenvolvimento

Criação e Conceito

O conceito do N-Gage nasceu da ideia de criar um dispositivo que atendesse tanto à crescente demanda por jogos portáteis quanto à necessidade de comunicação móvel. A Nokia visava criar um dispositivo que não apenas permitisse jogar jogos avançados, mas também funcionasse como um telefone completo, com recursos multimídia, mensagens e conectividade. A ideia era atrair tanto os jogadores quanto os usuários de smartphones, oferecendo um produto que combinasse ambos os mundos.

Lançamento

O N-Gage foi lançado mundialmente em 7 de outubro de 2003. A recepção inicial foi mista, com elogios ao conceito inovador, mas críticas à sua ergonomia e ao design que dificultava o uso como telefone. A Nokia lançou uma versão revisada, o N-Gage QD, em 2004, que abordava algumas das críticas do modelo original.

Especificações Técnicas

  • CPU: ARM920T a 104 MHz
  • Memória: 3,4 MB de RAM
  • Armazenamento: Cartões MMC removíveis (8 MB a 256 MB)
  • Tela: LCD TFT de 2,1 polegadas, 176 × 208 pixels, 4.096 cores
  • Áudio: Som estéreo, saída para fones de ouvido, alto-falante embutido
  • Conectividade: GSM 900/1800, Bluetooth, USB
  • Bateria: Removível, 850 mAh, aproximadamente 3,5 horas de uso contínuo
  • Dimensões: 134 mm × 70 mm × 20 mm
  • Peso: 137 g

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

O N-Gage teve aproximadamente 58 jogos lançados oficialmente. A biblioteca de jogos incluía títulos de grandes franquias e desenvolvedores renomados.

Dez Jogos Mais Vendidos

  1. Tomb Raider (400.000 cópias)
  2. The Elder Scrolls Travels: Shadowkey (350.000 cópias)
  3. Tony Hawk’s Pro Skater (320.000 cópias)
  4. Asphalt: Urban GT (300.000 cópias)
  5. Pathway to Glory (280.000 cópias)
  6. Red Faction (270.000 cópias)
  7. Sonic N (250.000 cópias)
  8. Colin McRae Rally 2005 (240.000 cópias)
  9. X-Men: Legends (230.000 cópias)
  10. Splinter Cell: Chaos Theory (220.000 cópias)

Jogabilidade

O N-Gage oferecia uma experiência de jogo portátil com gráficos avançados para a época e suporte a jogos multiplayer via Bluetooth e GPRS. No entanto, o design não ergonômico e a necessidade de remover a bateria para trocar de jogo foram amplamente criticados. A versão N-Gage QD melhorou a troca de jogos e a ergonomia, oferecendo uma experiência de usuário mais fluida.

Curiosidade do Console

Uma curiosidade interessante do N-Gage é que ele ganhou o apelido de “Taco” devido ao seu formato. Para fazer ou receber chamadas, os usuários tinham que posicionar o dispositivo de lado, pressionando contra a bochecha, o que levou à comparação com o formato de um taco. Essa peculiaridade de design se tornou um dos aspectos mais notáveis e comentados do dispositivo.

Acessórios e Periféricos

  • Cartões MMC: Cartões de memória para armazenar jogos e multimídia.
  • Fones de Ouvido Estéreo: Para uma melhor experiência de áudio.
  • Cabo de Dados USB: Para sincronização e transferência de dados com o PC.
  • Carregador Veicular: Para carregar o dispositivo em movimento.
  • Capas Protetoras: Para proteção contra danos físicos.

Impacto e Legado

O N-Gage teve um impacto significativo ao ser um dos primeiros dispositivos a tentar combinar jogos portáteis e funcionalidade de celular em um só aparelho. Apesar de suas limitações e falhas de design, o N-Gage pavimentou o caminho para futuros dispositivos híbridos e destacou a demanda por integração de entretenimento em smartphones. Embora a produção do N-Gage tenha sido descontinuada em 2005, sua tentativa de inovação permanece uma referência importante na evolução dos dispositivos móveis.

Concorrência

O N-Gage competiu diretamente com o Game Boy Advance da Nintendo e, indiretamente, com outros dispositivos de jogos portáteis e celulares emergentes. Enquanto o GBA dominava o mercado de jogos portáteis, o N-Gage tentava criar um novo nicho combinando jogos com telefonia móvel, uma ideia que só seria amplamente adotada anos depois com a popularização dos smartphones.

Conclusão

O N-Gage foi uma tentativa ousada da Nokia de unir o mundo dos jogos portáteis com a comunicação móvel. Embora tenha enfrentado críticas significativas e problemas de design que limitaram seu sucesso comercial, o N-Gage é lembrado como um precursor importante na convergência dos dispositivos móveis e de jogos. Sua abordagem inovadora antecipou muitas das características que hoje são comuns em smartphones, mostrando a visão avançada da Nokia para a integração de funcionalidades em dispositivos portáteis.

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