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ONLIVE

OnLive: A Revolução do Cloud Gaming

Informações Básicas

  • Fabricante: OnLive, Inc.
  • Ano de Lançamento: 2010
  • Unidades Vendidas: Não se aplica (serviço baseado em nuvem)
  • Geração: 7ª Geração
  • Tipo: Serviço de Jogos em Nuvem

Introdução

OnLive foi um serviço de jogos em nuvem lançado em 2010, que permitia aos jogadores transmitir jogos diretamente para seus dispositivos sem a necessidade de hardware de ponta. O OnLive prometia revolucionar a indústria de jogos ao eliminar a necessidade de downloads e instalações, oferecendo uma experiência de jogo acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

História e Desenvolvimento

Desenvolvimento e Inovação

A OnLive foi fundada em 2003 por Steve Perlman e outros veteranos da indústria de tecnologia. A ideia central era criar uma plataforma de jogos que utilizasse a tecnologia de computação em nuvem para processar jogos em servidores remotos e transmiti-los via internet para dispositivos dos usuários.

Lançamento

O serviço foi oficialmente lançado em junho de 2010 nos Estados Unidos. Ele oferecia uma biblioteca de jogos que podia ser acessada instantaneamente, sem a necessidade de downloads ou instalações. OnLive também lançou um console de microconsole chamado OnLive Game System e aplicativos para PC, Mac, tablets e smartphones.

Especificações Técnicas

  • CPU: Processamento feito em servidores remotos com CPUs de alta performance
  • GPU: Processamento gráfico em servidores remotos com GPUs de última geração
  • Memória: Memória e armazenamento gerenciados remotamente nos servidores
  • Armazenamento: Armazenamento de jogos e dados na nuvem
  • Conectividade: Conexão de banda larga mínima recomendada de 5 Mbps
  • Sistema Operacional: Aplicativo cliente compatível com Windows, MacOS, Android e iOS

Funcionalidades

Jogos em Nuvem

O OnLive permitia que os usuários jogassem títulos AAA e indies diretamente de seus servidores na nuvem. O serviço oferecia streaming instantâneo de jogos com latência mínima, contornando a necessidade de hardware potente no dispositivo do usuário.

Biblioteca de Jogos

O serviço contava com uma biblioteca crescente de jogos que podiam ser acessados via assinatura ou compra individual. Isso incluía títulos populares e recém-lançados, bem como clássicos.

Modo Arena

Uma característica inovadora do OnLive era o “Modo Arena”, que permitia aos usuários assistir a outros jogadores em tempo real, criando uma comunidade interativa ao redor dos jogos.

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

OnLive ofereceu mais de 300 jogos em seu catálogo ao longo de sua operação. A biblioteca incluía títulos de grandes desenvolvedoras como Ubisoft, 2K Games, e Warner Bros.

Dez Jogos Mais Vendidos

Como OnLive era um serviço de streaming e não vendia jogos no sentido tradicional, os jogos mais populares eram baseados no tempo de jogo e acessos:

  1. Batman: Arkham Asylum (populares)
  2. Assassin’s Creed II (populares)
  3. Mafia II (populares)
  4. Just Cause 2 (populares)
  5. Borderlands (populares)
  6. Red Faction: Guerrilla (populares)
  7. Lego Batman (populares)
  8. Homefront (populares)
  9. Darksiders (populares)
  10. Metro 2033 (populares)

Curiosidade do Console

Uma curiosidade interessante sobre o OnLive é que ele foi pioneiro em muitas das tecnologias de streaming que são agora comuns em serviços modernos como o Google Stadia e NVIDIA GeForce Now. Embora OnLive tenha enfrentado desafios técnicos e de mercado, sua inovação ajudou a pavimentar o caminho para o futuro do cloud gaming.

Acessórios e Periféricos

  • OnLive Game System: Um microconsole e controlador para permitir que os jogos fossem jogados na TV.
  • Controladores: Compatível com controladores de terceiros e o próprio controlador OnLive.

Impacto e Legado

OnLive teve um impacto significativo no conceito de cloud gaming. Embora tenha fechado em 2015 devido a desafios financeiros e competitivos, muitas das suas inovações continuam a influenciar a indústria. A tecnologia e as patentes da OnLive foram adquiridas pela Sony, que as utilizou para aprimorar seu serviço de streaming, o PlayStation Now.

Concorrência

OnLive competiu com serviços tradicionais de consoles e PC, além de outros iniciantes em cloud gaming. Embora fosse um pioneiro, enfrentou dificuldades de mercado e desafios técnicos, como latência e qualidade de conexão, que limitaram seu alcance.

Conclusão

OnLive foi uma tentativa ambiciosa de mudar a maneira como os jogos eram distribuídos e jogados. Apesar de não ter alcançado sucesso comercial duradouro, seu impacto no conceito de jogos em nuvem e suas contribuições tecnológicas deixaram um legado importante. OnLive mostrou que o futuro dos jogos pode estar na nuvem, e suas inovações continuam a ser um alicerce para o desenvolvimento de tecnologias de streaming na indústria de jogos.

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