PocketStation: O Mini Console Portátil da Sony
Informações Básicas
- Fabricante: Sony Computer Entertainment
- Ano de Lançamento: 1999
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 5 milhões
- Geração: 5ª Geração
- Tipo: Console Portátil e Acessório de Memória
Introdução
O PocketStation foi uma combinação de console portátil e unidade de memória lançado pela Sony em 1999. Originalmente concebido como um complemento para o PlayStation, ele oferecia uma experiência de jogo portátil que também podia interagir com jogos do PlayStation, ampliando a funcionalidade e a diversão dos jogos para o console de mesa.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
Desenvolvido como uma extensão do PlayStation, o PocketStation foi projetado para adicionar uma nova dimensão aos jogos. Ele não só funcionava como um cartão de memória, mas também permitia que os jogadores participassem de minijogos e transferissem dados para jogos no PlayStation. A ideia era criar uma experiência de jogo integrada que pudesse ser levada a qualquer lugar.
Lançamento
O PocketStation foi lançado exclusivamente no Japão em 23 de janeiro de 1999. Apesar de seu sucesso inicial no Japão, o dispositivo nunca foi lançado oficialmente fora do país, o que limitou sua distribuição e visibilidade no mercado global.
Especificações Técnicas
- Processador: ARM7T (32-bit RISC)
- Memória: 2 KB RAM, 128 KB ROM (flash)
- Tela: LCD de 32×32 pixels, monocromática
- Som: Alto-falante embutido
- Armazenamento: Memória interna e cartões de memória PlayStation
- Bateria: 1 célula CR2032 (aproximadamente 1 mês de uso)
- Conectividade: Infravermelho para comunicação entre dispositivos
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O PocketStation teve aproximadamente 40 minijogos desenvolvidos especificamente para ele, além de funcionalidades adicionais em cerca de 60 jogos de PlayStation.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Final Fantasy VIII (2.00 milhões de cópias)
- Saga Frontier 2 (700.000 cópias)
- Legend of Mana (400.000 cópias)
- Chocobo Stallion (250.000 cópias)
- Ape Escape (200.000 cópias)
- Crash Bandicoot 3: Warped (180.000 cópias)
- Gran Turismo 2 (160.000 cópias)
- Street Fighter Alpha 3 (120.000 cópias)
- Biohazard 3: Last Escape (100.000 cópias)
- Everybody’s Golf 2 (90.000 cópias)
Jogabilidade
O PocketStation proporcionava minijogos simples, mas cativantes, que poderiam ser jogados diretamente no dispositivo ou transferidos para jogos no PlayStation. Esses minijogos ofereciam bônus e desbloqueáveis nos jogos principais, criando uma integração única entre o console portátil e o de mesa. A tela pequena e monocromática limitava a complexidade gráfica, mas a diversão estava na simplicidade e na conectividade com o PlayStation.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante é que o PocketStation podia se comunicar com outros PocketStations via infravermelho. Isso permitia que os jogadores trocassem dados, como itens ou minijogos, o que era uma funcionalidade avançada para a época.
Acessórios e Periféricos
Como um dispositivo autossuficiente e acessório para o PlayStation, o PocketStation não tinha muitos acessórios próprios. No entanto, ele se integrava com:
- Cartão de Memória PlayStation: O PocketStation servia como um cartão de memória padrão para o PlayStation, além de suas funcionalidades adicionais.
- Dock de Comunicação IR: Para transferir dados entre PocketStations e outros dispositivos com infravermelho.
Impacto e Legado
O PocketStation teve um impacto notável no mercado japonês, onde sua funcionalidade dual como console portátil e cartão de memória foi bem recebida. Ele introduziu um novo nível de interatividade entre dispositivos portáteis e consoles domésticos, uma ideia que influenciou futuros designs de consoles portáteis. Apesar de não ser lançado fora do Japão, ele ganhou status de item de colecionador e é lembrado por sua inovação.
Concorrência
Durante seu período de venda, o PocketStation competiu com dispositivos portáteis de nicho e acessórios similares, como o VMU (Visual Memory Unit) do Sega Dreamcast, que também combinava a funcionalidade de armazenamento de memória com minijogos.
Conclusão
O PocketStation da Sony foi um conceito inovador que uniu a portabilidade de um console portátil com a funcionalidade de um acessório de memória para o PlayStation. Seu sucesso no Japão e a interatividade única com jogos de PlayStation deixaram um legado duradouro. Embora tenha sido um produto de nicho, ele influenciou o desenvolvimento de futuras tecnologias de integração de consoles portáteis e domésticos, tornando-se um marco importante na história dos videogames portáteis.