Steam Machine: O Console de Jogos da Valve
Informações Básicas
- Fabricante: Valve (em parceria com diversos fabricantes de hardware)
- Ano de Lançamento: 2015
- Unidades Vendidas: 500.000 (estimativa)
- Geração: 8ª Geração
- Tipo: Console de Videogame
Introdução
As Steam Machines foram uma série de consoles de jogos desenvolvidos pela Valve em parceria com vários fabricantes de hardware. Lançadas em 2015, elas visavam trazer a experiência dos jogos de PC para a sala de estar, utilizando o sistema operacional SteamOS, baseado em Linux, e integrando-se à plataforma de distribuição digital Steam.
História e Desenvolvimento
Desenvolvimento
Anunciadas pela Valve como parte de sua estratégia para expandir o ecossistema Steam, as Steam Machines pretendiam oferecer aos jogadores a potência e a flexibilidade de um PC de jogos com a conveniência de um console de sala. A Valve colaborou com diversas empresas, como Alienware, Gigabyte e Zotac, para criar uma variedade de dispositivos com diferentes especificações e preços.
Lançamento
- Global: Novembro de 2015
Especificações Técnicas
Dada a natureza das Steam Machines, as especificações variam amplamente entre os modelos, mas aqui estão algumas características comuns:
- CPU: Variava de Intel Core i3 até Intel Core i7
- GPU: Variava de NVIDIA GeForce GTX 860M até GTX 980
- Memória: Entre 4 GB e 16 GB RAM
- Armazenamento: Variava de 500 GB a 2 TB, SSDs opcionais
- Resolução de Saída: Até 4K dependendo do modelo
- Sistema Operacional: SteamOS (baseado em Linux)
- Conectividade: Wi-Fi, Ethernet, USB 3.0, HDMI, DisplayPort
- Dimensões e Peso: Variavam conforme o fabricante
Funcionalidades
Interface e Sistema Operacional
As Steam Machines utilizavam o SteamOS, uma versão modificada do Linux otimizada para jogos e controle de mídia. A interface Big Picture Mode da Steam facilitava a navegação e a execução de jogos usando um controle em vez de teclado e mouse.
Experiência de Jogo
As Steam Machines suportavam a biblioteca de jogos da Steam, permitindo o acesso a milhares de títulos. Além disso, a compatibilidade com o Steam Controller oferecia uma experiência de controle inovadora e altamente personalizável.
Número de Jogos Lançados
As Steam Machines ofereciam acesso a toda a biblioteca de jogos da Steam, com mais de 7.000 jogos compatíveis com SteamOS na época do lançamento.
Dez Jogos Mais Populares
- Portal 2 (10.000 cópias)
- Dota 2 (9.000 cópias)
- Rocket League (8.500 cópias)
- Left 4 Dead 2 (8.000 cópias)
- Team Fortress 2 (7.500 cópias)
- The Witcher 3: Wild Hunt (7.000 cópias)
- Counter-Strike: Global Offensive (6.500 cópias)
- Grand Theft Auto V (6.000 cópias)
- Civilization V (5.500 cópias)
- BioShock Infinite (5.000 cópias)
Curiosidade do Console
As Steam Machines tinham como objetivo introduzir o conceito de “Steam Link”, que permitia aos jogadores transmitir jogos de um PC para qualquer Steam Machine conectada à mesma rede, oferecendo flexibilidade para jogar em diferentes salas sem a necessidade de mover fisicamente o PC de jogos.
Acessórios e Periféricos
- Steam Controller: Controle desenhado especificamente para SteamOS, com touchpads e botões configuráveis.
- Steam Link: Dispositivo para streaming de jogos entre o PC e a Steam Machine.
- Teclado e Mouse Steam: Otimizados para a interface Big Picture Mode.
- Suportes e Docking Stations: Para organizar e conectar facilmente as Steam Machines.
Impacto e Legado
Embora as Steam Machines tenham sido uma inovação promissora, elas enfrentaram dificuldades de adoção devido à fragmentação do hardware e a limitada compatibilidade de jogos com SteamOS. Muitos usuários preferiram continuar usando PCs dedicados para jogos. A Valve posteriormente focou mais no software Steam Link e no desenvolvimento do Steam Deck.
Concorrência
As Steam Machines competiam com consoles tradicionais como o PlayStation 4 e Xbox One, além de PCs de jogos convencionais. A combinação de hardware variável e a adoção limitada de Linux nos jogos de PC tornaram o sucesso das Steam Machines um desafio.
Conclusão
As Steam Machines representam uma tentativa inovadora de mesclar a flexibilidade dos PCs com a simplicidade dos consoles de jogos. Apesar de suas limitações e eventual descontinuação, elas contribuíram para o avanço de conceitos que foram posteriormente refinados pela Valve, especialmente no campo de jogos em Linux e streaming de jogos. O legado das Steam Machines vive nos contínuos esforços da Valve para integrar jogos de PC a uma experiência mais acessível e amigável.