Propague Games

STEAM MACHINE

Steam Machine: O Console de Jogos da Valve

Informações Básicas

  • Fabricante: Valve (em parceria com diversos fabricantes de hardware)
  • Ano de Lançamento: 2015
  • Unidades Vendidas: 500.000 (estimativa)
  • Geração: 8ª Geração
  • Tipo: Console de Videogame

Introdução

As Steam Machines foram uma série de consoles de jogos desenvolvidos pela Valve em parceria com vários fabricantes de hardware. Lançadas em 2015, elas visavam trazer a experiência dos jogos de PC para a sala de estar, utilizando o sistema operacional SteamOS, baseado em Linux, e integrando-se à plataforma de distribuição digital Steam.

História e Desenvolvimento

Desenvolvimento

Anunciadas pela Valve como parte de sua estratégia para expandir o ecossistema Steam, as Steam Machines pretendiam oferecer aos jogadores a potência e a flexibilidade de um PC de jogos com a conveniência de um console de sala. A Valve colaborou com diversas empresas, como Alienware, Gigabyte e Zotac, para criar uma variedade de dispositivos com diferentes especificações e preços.

Lançamento

  • Global: Novembro de 2015

Especificações Técnicas

Dada a natureza das Steam Machines, as especificações variam amplamente entre os modelos, mas aqui estão algumas características comuns:

  • CPU: Variava de Intel Core i3 até Intel Core i7
  • GPU: Variava de NVIDIA GeForce GTX 860M até GTX 980
  • Memória: Entre 4 GB e 16 GB RAM
  • Armazenamento: Variava de 500 GB a 2 TB, SSDs opcionais
  • Resolução de Saída: Até 4K dependendo do modelo
  • Sistema Operacional: SteamOS (baseado em Linux)
  • Conectividade: Wi-Fi, Ethernet, USB 3.0, HDMI, DisplayPort
  • Dimensões e Peso: Variavam conforme o fabricante

Funcionalidades

Interface e Sistema Operacional

As Steam Machines utilizavam o SteamOS, uma versão modificada do Linux otimizada para jogos e controle de mídia. A interface Big Picture Mode da Steam facilitava a navegação e a execução de jogos usando um controle em vez de teclado e mouse.

Experiência de Jogo

As Steam Machines suportavam a biblioteca de jogos da Steam, permitindo o acesso a milhares de títulos. Além disso, a compatibilidade com o Steam Controller oferecia uma experiência de controle inovadora e altamente personalizável.

Número de Jogos Lançados

As Steam Machines ofereciam acesso a toda a biblioteca de jogos da Steam, com mais de 7.000 jogos compatíveis com SteamOS na época do lançamento.

Dez Jogos Mais Populares

  1. Portal 2 (10.000 cópias)
  2. Dota 2 (9.000 cópias)
  3. Rocket League (8.500 cópias)
  4. Left 4 Dead 2 (8.000 cópias)
  5. Team Fortress 2 (7.500 cópias)
  6. The Witcher 3: Wild Hunt (7.000 cópias)
  7. Counter-Strike: Global Offensive (6.500 cópias)
  8. Grand Theft Auto V (6.000 cópias)
  9. Civilization V (5.500 cópias)
  10. BioShock Infinite (5.000 cópias)

Curiosidade do Console

As Steam Machines tinham como objetivo introduzir o conceito de “Steam Link”, que permitia aos jogadores transmitir jogos de um PC para qualquer Steam Machine conectada à mesma rede, oferecendo flexibilidade para jogar em diferentes salas sem a necessidade de mover fisicamente o PC de jogos.

Acessórios e Periféricos

  • Steam Controller: Controle desenhado especificamente para SteamOS, com touchpads e botões configuráveis.
  • Steam Link: Dispositivo para streaming de jogos entre o PC e a Steam Machine.
  • Teclado e Mouse Steam: Otimizados para a interface Big Picture Mode.
  • Suportes e Docking Stations: Para organizar e conectar facilmente as Steam Machines.

Impacto e Legado

Embora as Steam Machines tenham sido uma inovação promissora, elas enfrentaram dificuldades de adoção devido à fragmentação do hardware e a limitada compatibilidade de jogos com SteamOS. Muitos usuários preferiram continuar usando PCs dedicados para jogos. A Valve posteriormente focou mais no software Steam Link e no desenvolvimento do Steam Deck.

Concorrência

As Steam Machines competiam com consoles tradicionais como o PlayStation 4 e Xbox One, além de PCs de jogos convencionais. A combinação de hardware variável e a adoção limitada de Linux nos jogos de PC tornaram o sucesso das Steam Machines um desafio.

Conclusão

As Steam Machines representam uma tentativa inovadora de mesclar a flexibilidade dos PCs com a simplicidade dos consoles de jogos. Apesar de suas limitações e eventual descontinuação, elas contribuíram para o avanço de conceitos que foram posteriormente refinados pela Valve, especialmente no campo de jogos em Linux e streaming de jogos. O legado das Steam Machines vive nos contínuos esforços da Valve para integrar jogos de PC a uma experiência mais acessível e amigável.

Está gostando do conteudo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente:

Rolar para cima