Propague Games

WATARA SUPERVISION

Watara Supervision: O Rival Econômico do Game Boy

Informações Básicas

  • Fabricante: Watara
  • Ano de Lançamento: 1992
  • Unidades Vendidas: Aproximadamente 70.000
  • Geração: 4ª Geração
  • Tipo: Console Portátil

Introdução

O Watara Supervision foi lançado em 1992 como uma alternativa econômica ao extremamente popular Nintendo Game Boy. Desenvolvido pela empresa taiwanesa Watara, o Supervision buscava capturar uma parte do mercado de consoles portáteis oferecendo um dispositivo acessível, com uma biblioteca de jogos própria e algumas inovações únicas.

História e Desenvolvimento

Criação e Conceito

Com o sucesso do Game Boy, muitas empresas tentaram lançar consoles portáteis para competir no mercado. Watara, uma empresa relativamente desconhecida fora da Ásia, decidiu lançar o Supervision como uma opção mais barata que ainda oferecia uma experiência de jogo satisfatória. A ideia era atrair consumidores que desejavam um console portátil, mas não queriam pagar o preço premium do Game Boy.

Lançamento

Lançado em 1992, o Supervision foi distribuído em várias partes do mundo, incluindo América do Norte e Europa, através de diferentes marcas e parcerias. No entanto, apesar de seu preço competitivo, o console enfrentou dificuldades para competir diretamente com o Game Boy, tanto em termos de marketing quanto de qualidade de jogos.

Especificações Técnicas

  • Processador: 8-bit
  • Tela: LCD de 61 x 61 mm, 160 x 160 pixels, 4 tons de cinza
  • Som: Canal de som mono
  • Alimentação: 4 pilhas AA
  • Portabilidade: Design leve e ergonômico, com uma tela ajustável em alguns modelos

Jogos e Experiência do Usuário

Número de Jogos Lançados

A biblioteca do Supervision contava com cerca de 65 jogos, muitos dos quais eram clones ou inspirados em títulos populares de outras plataformas. Apesar da quantidade limitada, havia uma variedade de gêneros disponíveis, desde puzzles até jogos de ação.

Dez Jogos Mais Vendidos

  1. Crystball (10.000 cópias)
  2. Hash Block (8.000 cópias)
  3. Classic Kong (7.500 cópias)
  4. Journey to the West (6.500 cópias)
  5. Super Pang (6.000 cópias)
  6. Sssnake (5.500 cópias)
  7. Challenger Tank (5.000 cópias)
  8. Tennis Pro ’92 (4.500 cópias)
  9. Matta Blatta (4.000 cópias)
  10. Bubble World (3.500 cópias)

Jogabilidade

A experiência de jogo no Supervision era considerada mediana. A qualidade da tela LCD e os tons de cinza ofereciam uma experiência visual inferior em comparação ao Game Boy, e os controles, embora funcionais, não eram tão precisos. No entanto, o console ganhou pontos pela criatividade de alguns de seus jogos e pela inclusão de um design ajustável que permitia melhor ângulo de visualização.

Curiosidade do Console

Uma das curiosidades mais notáveis do Supervision era sua tela ajustável. O console apresentava uma dobradiça que permitia ao jogador inclinar a tela para encontrar o melhor ângulo de visualização, algo que não era comum em consoles portáteis da época. Isso ajudava a mitigar um pouco as limitações da tela LCD em diferentes condições de iluminação.

Acessórios e Periféricos

O Supervision tinha alguns acessórios que ampliavam sua funcionalidade:

  • Adaptador de CA: Para jogar sem usar pilhas.
  • Link Cable: Para jogos multiplayer entre dois consoles Supervision.
  • Fone de Ouvido: Para uma experiência de som mais privada.

Impacto e Legado

Apesar de seu lançamento global e tentativa de ser uma alternativa econômica, o Supervision não conseguiu competir com o Game Boy da Nintendo. A qualidade inferior da tela e a menor quantidade de jogos disponíveis limitaram seu sucesso. Contudo, o Supervision é lembrado como um exemplo interessante de como empresas menores tentaram inovar e encontrar seu espaço no mercado de consoles portáteis.

Concorrência

Durante sua vida útil, o Supervision competiu principalmente com o Nintendo Game Boy, que dominava o mercado de consoles portáteis. Outros concorrentes menores incluíam o Game Gear da Sega e o Atari Lynx. A competição feroz com consoles de marcas mais estabelecidas destacou as limitações do Supervision, tanto em hardware quanto em suporte de software.

Conclusão

O Watara Supervision representa uma tentativa valiosa de fornecer uma alternativa acessível ao Game Boy durante a década de 90. Embora não tenha alcançado o sucesso desejado, ele deixou sua marca como um exemplo de inovação e determinação em um mercado competitivo. O Supervision é uma peça interessante da história dos videogames portáteis, refletindo os desafios e oportunidades enfrentados por empresas menores no setor de entretenimento eletrônico.

Está gostando do conteudo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente:

Rolar para cima