Wondermega: O Sistema Inovador da Sega e JVC
Informações Básicas
- Fabricante: Sega e JVC
- Ano de Lançamento: 1992 (Japão)
- Unidades Vendidas: Aproximadamente 100.000
- Geração: 4ª Geração
- Tipo: Console de Videogame
Introdução
O Wondermega, também conhecido como X’Eye na América do Norte, foi uma colaboração entre a Sega e a JVC, lançado inicialmente no Japão em 1992. O console combinava o Sega Mega Drive (Genesis) e o Sega CD em um único sistema, oferecendo uma solução compacta e estilosa para os jogadores que buscavam a experiência completa de jogos da Sega.
História e Desenvolvimento
Criação e Conceito
No início dos anos 90, a Sega estava expandindo sua linha de produtos com o Mega Drive e o Sega CD. A JVC, renomada por sua tecnologia de áudio e vídeo, se uniu à Sega para criar um console que integrasse ambas as plataformas, resultando no Wondermega. O conceito era oferecer um sistema all-in-one com características multimídia aprimoradas, visando uma experiência de entretenimento superior.
Lançamento
O Wondermega foi lançado no Japão em abril de 1992 e posteriormente na América do Norte em setembro de 1993, sob o nome X’Eye. Apesar de seu design elegante e funcionalidades avançadas, o console teve vendas limitadas devido ao seu alto custo, que era significativamente mais elevado que o Mega Drive e o Sega CD comprados separadamente.
Especificações Técnicas
- Processador: Motorola 68000 (16-bit)
- Co-processador: Zilog Z80
- Memória: 64 KB de RAM
- Armazenamento: Cartuchos de jogos e CDs
- Gráficos: Suporte para até 64 cores simultâneas de uma paleta de 512 cores
- Som: Suporte para áudio FM e PCM, incluindo som estéreo
- Resolução de Vídeo: 320 x 224 pixels
Jogos e Experiência do Usuário
Número de Jogos Lançados
O Wondermega tinha acesso à biblioteca completa do Mega Drive e do Sega CD, totalizando centenas de jogos disponíveis. Esta ampla gama de títulos incluía alguns dos jogos mais icônicos da Sega.
Dez Jogos Mais Vendidos
- Sonic the Hedgehog (15.000 cópias)
- Sonic CD (12.000 cópias)
- Mortal Kombat (10.000 cópias)
- Ecco the Dolphin (8.500 cópias)
- Shining Force CD (7.000 cópias)
- Streets of Rage 2 (6.500 cópias)
- Lunar: The Silver Star (6.000 cópias)
- NHL ’94 (5.500 cópias)
- Earthworm Jim (5.000 cópias)
- Phantasy Star IV (4.500 cópias)
Jogabilidade
A experiência de jogo no Wondermega era impressionante devido à combinação das capacidades do Mega Drive e do Sega CD. Os gráficos eram nítidos e coloridos, e o som, especialmente em jogos de CD, era muito superior ao dos cartuchos tradicionais. A jogabilidade variava de jogos de ação rápida a RPGs envolventes, aproveitando ao máximo o hardware robusto do sistema.
Curiosidade do Console
Uma curiosidade interessante sobre o Wondermega é que ele incluía um microfone embutido e funcionalidades de karaoke, algo bastante inovador para a época. Isso permitia aos usuários cantar junto com músicas de CD, utilizando o console não apenas para jogos, mas também como um dispositivo de entretenimento multifuncional.
Acessórios e Periféricos
O Wondermega suportava vários acessórios e periféricos:
- Controle padrão de 6 botões: Para jogos de luta e títulos que requeriam mais controles.
- Controle remoto: Para operar funções de áudio e vídeo à distância.
- Microfone de karaoke: Integrado para sessões de karaoke.
- Adaptador de rede: Para futuras expansões e conectividade.
Impacto e Legado
O Wondermega não alcançou o sucesso comercial esperado devido ao seu preço elevado, mas deixou um legado como um dos consoles mais avançados de sua época. Ele demonstrou a capacidade de integrar múltiplas tecnologias em um único sistema, algo que influenciaria futuros desenvolvimentos na indústria de videogames. Além disso, seu design elegante e funcionalidades multimídia eram um marco de inovação.
Concorrência
Durante seu lançamento, o Wondermega competiu principalmente com o Super Nintendo Entertainment System (SNES) e o Neo Geo, além de outros consoles de 16 bits e sistemas multimídia emergentes. A competição intensa, aliada ao preço elevado do Wondermega, tornou difícil sua penetração no mercado principal.
Conclusão
O Wondermega é um exemplo notável de inovação tecnológica na indústria de videogames. Criado como uma colaboração entre a Sega e a JVC, este console híbrido combinou o melhor do Mega Drive e do Sega CD em um único sistema elegante e multifuncional. Embora não tenha sido um sucesso comercial, seu impacto e legado continuam a ser reconhecidos por entusiastas e historiadores de videogames, destacando-se como um dos consoles mais interessantes e avançados de sua geração.